The news is by your side.

Cuiabá inaugura Centro de Testagem Covid-19 nesta quarta-feira (9)

0

 

O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou durante a live desta terça-feira (08) que vai ampliar a testagem de Covid-19 em toda a rede municipal de saúde.

“Conforme prometi a todos, vamos dar início ao Centro de Testagem Covid-19 na região Sul, localizado na Policlínica do Coxipó, que começará a funcionar a partir desta quarta-feira (9), das 7h às 19h. Estamos descentralizando também os postos de testagem para todas as UBS”, comentou.

Falando diretamente do local, o prefeito deu os detalhes sobre o novo espaço, que atenderá mediante agendamento prévio. “Neste centro serão realizados 200 testes por dia, de segunda a sexta, num total de 1000 testes por semana. Serão 3 boxes de recepção, 3 salas de triagem de enfermagem, 3 salas de atendimento médico e 1 farmácia. Todos os pacientes passarão pelo box de triagem, e serão encaminhados para testagem. Em caso de identificação de teste positivo, o paciente passará por consulta médica, sendo medicado conforme protocolo definido pelo profissional. As medicações serão dispensadas no box da farmácia no local”, explicou o prefeito.

Ele pontuou ainda que os pacientes que precisarem de exames laboratoriais e Raio X serão direcionados para a Policlínica do Coxipó e aqueles que precisarem de tomografia serão encaminhados para o Hospital Referência Covid-19 (antigo PS). “Caso algum paciente necessite de internação, também será encaminhado para o Hospital Referência Covid-19”, ressaltou.

Além do Centro de Testagem da Policlínica do Coxipó, as unidades básicas de saúde continuarão realizando os testes, mas também através de agendamento. “Teremos duas unidades referências para testagem, o Centro de Saúde Ana Poupina que fará 140 testes por dia e o Centro de Saúde Grande Terceiro, que fará 100 testagens por dia. As quatro unidades que atendem com Hora Estendida, Clínica da Família, Centro de Saúde do Tijucal, UBS Parque Ohara e UBS Ilza Picolli 60 testes rápidos por dia cada e as outras 80 unidades básicas de saúde farão 20 testagens diárias. Somadas aos 360 testes que as UPAs e Policlínicas farão diariamente, teremos um total de 2.640 testagens diárias de segunda a sexta na rede municipal. A testagem por agendamento nas unidades básicas começará a partir de quinta-feira (10). As unidades também terão algumas vagas para atendimento por demanda espontânea”, disse.

Com exceção das UPAs e Policlínicas, a testagem em todas as unidades da rede municipal deverá ser agendada no endereço eletrônico https://testerapidocuiaba.com.br . A pessoa deve entrar no site, preencher os dados e escolher em qual unidade deseja fazer o teste. Ela comparecer à unidade conforme dia e horário agendado. Caso não consiga o agendamento para o local desejado, ela pode tentar agendar em outra unidade. O fluxo de atendimento será semelhante ao do centro de Testagem da Policlínica do Coxipó.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação