The news is by your side.

Emanuel destaca ações do Qualifica e cita que ampliará em 2022 a oferta de cursos

0

 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, destacou em transmissão ao  vivo realizada na noite de terça-feira (8) o projeto idealizado pela primeira-dama, Márcia Pinheiro, que visa a capacitação, a qualificação da população em situação de vulnerabilidade social da capital: o Qualifica Cuiabá.

Criado em 2018, no primeiro ano de atividade dos cursos ofertados em diversas áreas de atuação, 1,2 mil pessoas foram qualificadas e certificadas. Hoje. boa parte está no mercado de trabalho. Em 2019, ano dos 300 anos de Cuiabá, foi criada uma Edição Especial da ação, voltada às mulheres, o Qualifica Cuiabá 300- Edição Especial Mulher. Nessa edição, mais de 763 pessoas receberam os certificados e tiveram a oportunidade de se crescer  financeiramente e auxiliar na estruturação de seus lares.

Em razão da pandemia do coronavírus, em 2020, as atividades coletivas foram suspensas. Com isso, não houve edição do Qualifica. No entanto, em 2021, o prefeito destacou que as atividades foram aos poucos, recomeçando,  e atenderam ainda a cerca de 1.960 pessoas.

A estimativa, para esse ano,  é a de que mais duas mil pessoas tenham acesso aos cursos de qualificação profissional. “É isso que já fizemos, estamos fazendo e vamos fazer muito mais. A gestão Emanuel Pinheiro, tendo ao lado a primeira-dama,  tem como bandeira a qualificação das pessoas, que muitas vezes, por dificuldade financeira, não conseguem fazer um curso, muito menos terminam os estudos regulares. É aí que entra a Prefeitura de Cuiabá, as mãos de uma gestão humanizada. Dar acesso para que essas pessoas carentes se capacitem. Possam viver com dignidade e qualidade de vida”, afirmou o chefe do Executivo Municipal, prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

“Em 2022, vamos ampliar a oferta de cursos. Hoje são mais de 19 opções. O nosso compromisso para melhorar a condição da população não tem limites. Vamos continuar qualificando e contribuindo com ferramentas que facilitem esse acesso. Vamos ampliar ainda mais a nossa política de Assistência Social”, finalizou.

O Qualifica Cuiabá integra o programa ‘Pra Frente Cuiabá’, formatado para potencializar o desenvolvimento humano e econômico em Cuiabá. A ação é coordenada pelas Secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, da Mulher e da Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-Senai.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação