Janaína cobra explicações de irregularidades no processo seletivo da Saúde
Da Redação
A deputada estadual Janaína Riva (MDB) fez requerimento cobrando explicações sobre o processo seletivo da Secretaria de Estado de Saúde (SES), pois recebeu denúncias de irregularidades sobre o mesmo.
Ela destacou que a proposição não se deve por ciúmes ou perseguição ao secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, que declaradamente é candidato a deputado estadual, mas pela quantidade de reclamações na pasta.
“A Secretaria Estadual de Saúde faz um desserviço com o processo seletivo, não tem nenhum cirurgião para o interior do Estado. Estou com um caso a mim relatado de uma senhora que foi fazer o cadastro dela, ela colocou o nome da mãe dela no cabeçalho, ela refez e colocou o nome dela. Passou ela e a mãe dela, a mãe dela nem enfermeira é. Ela só errou uma ficha e passou ela e mãe, para vocês verem o tamanho do abuso e da arbitrariedade que é esse seletivo”.
Outro dado importante, segundo a deputada, é que quando se analisa os dados sobre Mato Grosso, 66% reclamam da saúde pública.
“Não entendo o secretário ficar todo esse tempo e a saúde essa barbárie do jeito que está. Muitas vezes é distorcida a nossa fala porque o secretário é candidato, mas o Beto Dois a Um é um excelente secretário, é candidato e tomara que vire um colega nosso. Mas incompetência é diferente de ter ciúme. A Secretaria Estadual de Saúde precisa trabalhar”.
Janaína citou como um exemplo de mau atendimento e falta de respeito com pacientes que aguardam por anos por uma cirurgia e deu exemplo da demora e questionou os critérios da Central de Regulação, que conforme a deputada, ‘nunca se endireita’.
“Uma da manhã, uma ligação. Uma criança de 8 dias precisava de uma UTI aérea, o médico regulou pedindo a UTI e a Central de Regulação definiu que não era caso de UTI aérea, não dá pra entender. Um estado superavitário e gente morrendo por falta de destreza e boa aplicabilidade do recurso público na saúde”.