The news is by your side.

Mortos em Petrópolis sobem para 104 na maior tragédia causada pela chuva neste verão

0

 

O governo doEstado do Rio de janeiro atualizou para 104 o número de mortos pelas fortes chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. O balanço mais recente foi divulgado em coletiva de imprensa pelo governador Cláudio Castro (PL), na tarde desta quarta-feira (16). O número de desaparecidos ainda é incerto, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Segundo o governo, 21 pessoas foram resgatadas com vida. Entre as vítimas, duas crianças cujas idades ainda não foram informadas.

Segundo boletim da Defesa Civil Nacional, pelo menos 372 pessoas estão desabrigadas após os temporais. Cerca de 325 ocorrências foram registradas por autoridades do município, sendo 269 casos de deslizamentos de terra.

Nas redes sociais, usuários compartilham vídeos e fotos de espaços afetados pelos temporais. As imagens mostram ruas e praças completamente alagadas, com carros cobertos pelas águas; lojas e supermercados danificados; deslizamentos de terra em regiões de encosta; casas destruídas e pontos de inundações.

Usuários também usam as redes sociais para a divulgação dos desaparecidos e alertam para as regiões mais afetadas na cidade. A previsão é que a chuva continue nesta quarta-feira, 16, em cinco das sete regiões do município. As equipes dos Bombeiros seguem nas buscas por sobreviventes e moradores atuam em ações de apoio.

A Prefeitura de Petrópolis declarou estado de calamidade pública nesta terça. Em um hora, a cidade registrou 113 milímetros de precipitação, nível que chegou a 259 milímetros em seis horas, mais do que os 238mm esperados para o mês de fevereiro.

O governador Cláudio Castro (PL) viajou para o município, onde atua em conjunto com o prefeito Rubens Bomtempo (PSB) para coordenar as ações. Em vídeo publicado no Twitter, ele afirmou que maquinários de autarquias do Estado, como as secretarias de Infraestrutura e Obras, das Cidades, do Ambiente e de Agricultura, além de equipamentos usados pela Cedae, serão direcionados para a região serrana. “Todo governo está mobilizado para atender as vítimas e ajudar o município”, afirmou o governador.

 

Jovem Pan

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação