The news is by your side.

FAB disponibiliza dois aviões para possível resgate de brasileiros na Ucrânia

0

Da Redação

A Força Aérea Brasileira (FAB) comunicou neste sábado, 26, que tem duas aeronaves preparadas para possível resgate de brasileiros refugiados da Ucrânia. Os aviões são modelo KC-390 Millennium, segundo a FAB.

Atualmente, as aeronaves estão em Anápolis (GO). Por ora, o Ministério das Relações Exteriores não revelou como e quando a evacuação dos brasileiros será feita. O Poder Executivo monitora com preocupação a guerra na Europa.

Segundo o governo federal, o transporte já foi utilizado em outras missões humanitárias: uma de assistência a vítimas da explosão em Beirute, capital do Líbano, em 2020; e outra no pós-terremoto de agosto de 2021, no Haiti.

 

O Itamaraty informou não haver abrigos em Kiev contra bombardeios. As estações de metrô da capital ucraniana estão sendo utilizadas desta forma. Segundo o ministério, há 500 brasileiros na Ucrânia. Desses, considera que uma parte já deixou o país.

Na madrugada deste sábado (26), a Embaixada do Brasil em Kiev orientou os brasileiros a irem para a Estação Central de Kiev. Segundo a embaixada, havia a confirmação de pelo menos um trem de remoção de civis para Lviv. Esse trem teria saído da plataforma às 9h da manhã (horário local).

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação