The news is by your side.

Templários, a ordem militar de fé e sacrifício

No Natal de 1119, na Igreja do Santo Sepulcro e diante do Patriarca de Jerusalém, Hugo de Payns e os oito cavaleiros que o acompanhavam juraram seus votos de pobreza, castidade e submissão ao governo de Santo Agostinho. A Ordem do Templo nasceu. Zvonimir Grbasic agora conta sua história

0

 

Após a queda da Terra Santa nas mãos da Primeira Cruzada em 1099 , o jovem reino de Jerusalém logo experimentou sérios problemas em sua defesa contra o mais que previsível contra-ataque muçulmano. Apenas os aventureiros e os deserdados permaneceram em uma Palestina pobre, ainda que fértil e, sobretudo, entrecruzada por rotas comerciais estratégicas. Muitos dos sobreviventes da Cruzada optaram por retornar à Europa com seus saques e salvação como “lembranças” . Assim, no início do século XII, o rei Balduíno I de Jerusalém ( reg. 1100-1118) mal tinha 270 cavaleiros e 900 peões para defender seus domínios. Gangues de ladrões que ameaçavam peregrinos e outros espectadores nas estradas da Terra Santa, grupos de resistência muçulmana ansiosos por vingar reveses sangrentos e, é claro, os exércitos do sultanato do Egito e os emirados de Homs e Aleppo, que logo sairiam de seu torpor, compunham a formidável gama de ameaças que pairavam sobre o trono de Davi.

Jerusalém precisava desesperadamente de ajuda militar, para não acabar se desintegrando rapidamente diante de inimigos internos e externos. A solução foi necessariamente atrair um fluxo regular de tropas armadas da Europa, especialmente cavaleiros e combatentes experientes. No entanto, atrair esta classe de tropas para Outremer (em outro continente), não foi fácil, pois envolvia uma longa e perigosa jornada para uma terra estranha. Às vezes, essas tropas, sedentas de saque e frustradas com as perspectivas sombrias de prosperidade rápida, entregavam-se ao saque até se tornarem apenas mais um problema.

Em 1114, o conde Hugo de Champagne, um cristão fervoroso, marchou para a Terra Santa com seu primo, o cavaleiro Hugo de Payns. Completando com sucesso sua jornada em busca da paz espiritual, o conde retornou à sua terra natal. No entanto, Payns permaneceu em Jerusalém junto com outros oito cavaleiros. Sem recursos financeiros e perspectivas de prosperar, não optaram pelo saque e pela violência. Movidos por sua fé e seu compromisso com o trabalho cruzado na Terra Santa, esses nove cavaleiros compareceram diante do reiBalduíno II ( reg.1118-1131) com uma proposta inédita: Payns e seus companheiros ansiavam por se tornar monges e fundaram sua própria ordem mas, ao mesmo tempo, queriam servir seu senhor celestial com armas, dedicando suas proezas marciais à proteção e auxílio dos peregrinos que vinham da costa levantina a Jerusalém. Até então, os milites Christi eram monges que seguiam a regra de São Bento, segundo a qual lutavam por Jesus Cristo através da oração e da missa. Os guerreiros mundanos, no entanto, só podiam obter a absolvição financiando e doando a mosteiros ou juntando-se à ordem como irmãos. Apenas durante o pontificado de Gregório VII (1073-1085) levantaram a possibilidade de lutar por Cristo, pegando em armas como verdadeiros cavaleiros cristãos, como autênticos milites Christi. Precisando de tropas qualificadas, disciplinadas e comprometidas, o rei Balduíno II aceitou a proposta sem hesitação.

Pobre e rico

Com a bênção do Patriarca de Jerusalém e diante do Santo Sepulcro, Payns e seus companheiros fizeram seus votos e tomaram o nome de Pobres Cavaleiros de Cristo.O soberano concedeu-lhes uma ala do palácio correspondente ao Templo de Salomão, que acabaria por delinear a identidade da primeira ordem militante da história cristã: os Cavaleiros do Templo de Salomão. Os Templários logo receberam doações de terras e dinheiro da nobreza europeia, bem como novos pedidos para se juntar às suas fileiras. De volta à Europa, Payns obteve o apoio crucial de Bernardo de Clairvaux , que levou ao reconhecimento oficial da ordem pela Igreja noConcílio de Troyes (1129). O já mencionado Clairvaux, entusiasmado com o projeto, até concordou em escrever a primeira regra do Templo. Os Cavaleiros Templários tornaram-se um pilar fundamental do poder no reino de Jerusalém, sendo o seu exemplo seguido em pouco tempo por outras ordens, como a de São João do Hospital. Muito melhor organizada do que a maioria dos exércitos ocidentais da época e dotada de crescente apoio econômico, a Ordem do Templo estava destinada a deixar uma marca profunda tanto na história da Terra Santa quanto na da Alta Idade Média como um todo.

O céu estava cheio de nuvens negras há algum tempo e, como esperado, a tempestade finalmente desabou. A tão esperada batalha pela Terra Santa havia começado. As campanhas do Sultão Nur al-Din ( reg. 1146-1174) foram um primeiro aviso do que estava por vir para os Estados cruzados do Levante: o Ducado de Antioquia e o Condado de Edessa foram severamente derrotados em 1149-1150 e deixaram de existir se não fosse pela oportuna intervenção do exército do rei Balduíno III de Jerusalém ( reg. 1143-1162), em cujas fileiras estiveram ativas as primeiras hostes templárias. No entanto, o soberano muçulmano que estava destinado a condenar para sempre o futuro dos cruzados na Terra Santaele era filho de um dos comandantes de Nur al-Din: Sultan Saladin ( reg. 1174-1193). Este formidável estrategista esmagaria decisivamente as forças de Jerusalém na batalha de Hattin (1187), após o que a própria cidade santa cairia em suas mãos, juntamente com várias outras praças e cidadelas.

Totalmente armado, o Templário Marechal de Jerusalém ergue o Gonfanon Baucent, o estandarte de batalha da Ordem do Templo.

Dez anos antes desses eventos, no entanto, os Templários tiveram a oportunidade de infligir a Saladino uma de suas maiores derrotas militares. Em 1177, o exército do sultão de 18.000 pés e 8.000 cavalos avançou através do deserto do Sinai para alcançar a fronteira sul do reino de Jerusalém. Os Templários, temendo que a ofensiva egípcia caísse sobre Gaza, concentraram suas forças nesta cidade. Saladino evitou-os por um desvio, para ir diretamente contra Ashkelon. Isso obrigou o rei de Jerusalém, o jovem Balduíno IV ( reg. 1174-1185), que sofria de lepra, a interceptá-lo com suas próprias forças. O exército de Jerusalém chegou à cidade antes do Aiúbida. Este último decidiu aproveitar a oportunidade que lhe foi apresentada: sabendo que a cidade santa havia sido deixada desprotegida, ele deixou uma pequena força em Ashkelon, para prender Baldwin IV no local, e liderou a maioria de suas tropas em direção a Jerusalém. Confiante em seu estratagema, Saladino permitiu que seu exército se espalhasse por uma ampla área durante a marcha, para que as tropas pudessem saquear a área. O rei, no entanto, ciente do ardil, enviou uma mensagem aos Templários estacionados em Gaza para ajudá-lo. Quando estes apareceram, Balduíno conseguiu sair de Ashkelon para seguir, imediatamente, os passos de Saladino. Em 25 de novembro eles alcançaram e interceptaram seu inimigo desavisado na planície de Montgisard.

A fim de aproveitar as forças egípcias dispersas e exaustas, após vários dias de marcha, o exército cristão imediatamente montou um ataque. Baldwin IV tinha 375 cavaleiros, enquanto o Grão-Mestre do Templo, Odo de Saint-Amand, liderou uma força de 500 Cavaleiros Templários. Entre os dois, eles também adicionaram vários milhares de infantaria. Antes da batalha, o soberano desmontou de seu cavalo e ajoelhou-se para rezar diante da Verdadeira Cruz, que havia sido trazida para acompanhar e proteger o exército. Todos os guerreiros se juntaram em oração, enquanto, à distância, Saladino tentava desesperadamente reorganizar suas forças. Antes que ele pudesse fazê-lo, a cavalaria pesada cristã, principalmente templários, lançou uma carga ordenada pela planície com o rei Balduíno em suas fileiras, colidindo com o exército muçulmano, que foi praticamente destruído de uma só vez. Esta foi a carga de cavalaria mais eficaz já feita pelos cruzados em Outremer .

Muitos egípcios jogaram suas armas no chão em sua fuga precipitada. A guarda mameluca de Saladino foi dizimada ao tentar impedir a captura de seu senhor, que mal conseguiu se salvar em camelo, enquanto as forças do trono de Salomão perseguiam impiedosamente os sobreviventes. Ao anoitecer, o rei e suas tropas voltaram vitoriosos para Ashkelon. Apenas um décimo do exército aiúbida voltaria ao Egito. Se o Rei Balduíno e o Grão-Mestre Odon tivessem forças de reserva capazes de continuar a perseguição ao Egito e depois atacar Damasco, isso significaria o fim da dinastia Aiúbida e talvez virasse a história da Terra Santa de cabeça para baixo. Sem essas tropas, no entanto, os eventos futuros se desenrolariam de maneira bem diferente. Mas isso é outra história.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação