The news is by your side.

Geller é relator do projeto para tirar MT da Amazônia Legal

0

Da Redação

O deputado federal Neri Geller (PP), vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, foi designado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), como relator do Projeto de Lei 337/2020 – que propõe a retirada de Mato Grosso da Amazônia legal. Geller definiu os próximos passos da proposta nesta quarta-feira (09.03), ao lado de Lira e Juarez Costa (MDB), em Brasília. De autoria de Juarez Costa, o principal objetivo deste PL é atender a crescente demanda de alimentos no Brasil e no mundo. Atualmente, a Amazônia Legal abrange os Estados do Acre, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Tocantins, Goiás, Maranhão e parte de Mato Grosso.

Criado em 2012, o novo Código Florestal estabelece que propriedades rurais localizadas em áreas de florestas mantenham 80% de percentual de reserva legal, nos quais a vegetação nativa deve ser mantida, sendo o maior percentual obrigatório do país. No entanto, no contexto mato-grossense, se torna complexo definir as áreas de proteção, visto que o estado apresenta três biomas distintos. Como consequência, é em Mato Grosso que ocorre a menor taxa de déficit de reserva legal – ou seja, inferior à exigida em lei – do Brasil. Logo, o custo para recuperar a área e se adequar à legislação se torna alto e economicamente inviável para os produtores.

Para Geller, a responsabilidade de ter sido escolhido como relator deste projeto é grande, mas ele se compromete a dialogar com todos os setores da sociedade civil antes de dar seu parecer final. Como relator, o deputado prevê a realização de audiências públicas em Mato Grosso, com a participação de representantes dos municípios mato-grossenses que compõem a Amazônia Legal. Segundo citou, mais importante do que tomar uma decisão, é poder ouvir o que as partes envolvidas têm a dizer.

“Vamos realizar, pela Câmara dos Deputados, de três a quatro audiências públicas em Mato Grosso, em cidades que hoje pertencem à Amazônia Legal, para conversar com produtores rurais, entidades ambientalistas, indigenistas, e os segmentos político-administrativos locais. Trata-se de uma matéria importante, que vai ter um impacto direto na vida destas pessoas, e quero saber a posição de cada um. Através do diálogo, podemos encontrar soluções que levem em conta as demandas de todos”, finalizou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação