The news is by your side.

Carolina do Sul, nos EUA, institui execuções por pelotão de fuzilamento

0

Reuters

A Carolina do Sul agora tem meios para facilitar execuções por fuzilamento, disseram autoridades nesta sexta-feira (18), tornando-se um dos poucos estados onde é lícito executar uma sentença de morte dessa maneira.

O Departamento de Correções do estado disse que alertou a Procuradoria Geral da República de que desenvolveu protocolos e concluiu reformas em uma instalação correcional em Columbia, a capital, abrindo caminho para os presos no corredor da morte escolherem ser fuzilados por um esquadrão de três homens.

Uma lei estadual aprovada em maio de 2021 autorizou as mudanças na política de pena de morte, dando aos condenados a opção de escolher a morte por fuzil ou injeção letal, quando disponível. Também fez da cadeira elétrica o principal modo de execução do estado.

A Carolina do Sul se junta ao Mississippi, Oklahoma e Utah ao permitir execuções por pelotões de fuzilamento. Esses estados usam a injeção letal como seu método principal. Três execuções, todas em Utah, foram realizadas por pelotão de fuzilamento desde 1976, de acordo com o Centro de Informações sobre Pena de Morte.

Ronnie Lee Gardner, um assassino condenado de 49 anos, foi a última pessoa nos Estados Unidos a ser executada por fuzilamento em 2010.

A Carolina do Sul realizou uma execução pela última vez em 2011, quando Jeffrey Motts, 36, foi condenado à morte por injeção letal depois de ser condenado pelo assassinato de um companheiro de cela em 2005.

Desde que os Estados Unidos restabeleceram a pena de morte em 1977, a Carolina do Sul realizou 43 execuções e tem 35 detentos no corredor da morte, de acordo com o Departamento de Correções.

A câmara da morte na prisão do estado foi atualizada para adicionar uma cadeira de metal do pelotão de fuzilamento, equipamento de proteção e vidro resistente a balas para separar a sala de testemunhas, de acordo com um comunicado de imprensa.

Os membros do pelotão de fuzilamento são funcionários correcionais voluntários que devem atender às qualificações especificadas, disse o comunicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação