The news is by your side.

O equinócio e suas curiosidades

0

 

Em 20 de março de 2022, estamos diante do equinócio que finalmente nos traz uma nova estação. Para quem mora no Hemisfério Norte, é a início oficial da primavera, e é o primeiro dia de outono para o Hemisfério Sul. Como as estações são afetadas por esse evento e o que o equinócio realmente significa?

Como o equinócio causa as estações?

Como você provavelmente sabe, o eixo de rotação do nosso planeta está inclinado em 23,5 graus. Isso significa que os Hemisférios Norte e Sul da Terra recebem quantidades desiguais de luz solar durante a maior parte do ano. Essa inclinação axial é a razão por que temos estações.

No entanto, duas vezes por ano, em março e em setembro, a Terra está posicionada de forma que nenhum de seus hemisférios esteja inclinado para perto ou para longe do Sol. Nesses instantes, o Sol fica diretamente acima do equador e ambos os hemisférios recebem quantidades quase iguais de luz solar. Esse evento astronômico é chamado de equinócio. Os equinócios marcam a transição do inverno para a primavera e do verão para o outono.

O que acontece durante o equinócio?

Em um equinócio, as pessoas na Terra vivenciam dias e noites com duração quase igual, cerca de doze horas. Por que não doze horas, exatamente? Teoricamente, quando a Terra não está inclinada em relação ao Sol, o dia e a noite deveriam ter a mesma duração. No entanto, nosso planeta tem uma atmosfera que refrata a luz como um prisma. Quando você olha para o Sol poente próximo do horizonte, sua posição real é cerca de 1,5 grau mais baixo do que parece. A refração atmosférica atrasa o pôr do sol, o que resulta em um período diurno mais longo do que o período noturno no dia de um equinócio. Em latitudes temperadas, essa diferença é igual a cerca de oito minutos.

Outro fenômeno interessante que ocorre em um equinócio é o Sol nascendo diretamente a leste e se pondo diretamente a oeste. Isso ocorre em qualquer lugar da Terra, exceto nos Polos Norte e Sul, onde não existe leste ou oeste.

Não importa onde você esteja, os pontos diretamente a leste e oeste em seu horizonte marcam a interseção do equador celestial com o horizonte. No dia de um equinócio, o Sol está posicionado bem no equador celestial. Por essa razão, o Sol nasce diretamente a leste e se põe diretamente a oeste no dia do equinócio em todo o planeta. Portanto, se você quiser determinar onde estão o leste e o oeste em sua localidade, basta sair no dia de um equinócio e observar o nascer e o pôr do sol.

Quais são as datas dos equinócios?

Os equinócios ocorrem duas vezes por ano. O equinócio de março pode ocorrer a qualquer momento entre 19 e 21 de março; já o equinócio de setembro pode acontecer entre 21 e 24 de setembro. Dependendo da estação, um equinócio é chamado de equinócio de primavera (ou vernal) ou de outono (ou outonal). Observe que os equinócios, assim como as estações, são invertidos no Hemisfério Sul em comparação com o Hemisfério Norte.

Como as pessoas celebram o equinócio de março?

Desde os tempos antigos, o equinócio vernal tinha um significado espiritual, pois representava a fronteira entre as estações, e ainda é um dia importante para nós. Aqui estão alguns fatos sobre a celebração do equinócio de março:

  • A data anual da Páscoa Cristã e da Páscoa Judaica está ligada ao equinócio – o feriado é comemorado no primeiro domingo após a primeira Lua Cheia após o equinócio vernal.
  • Os povos antigos conheciam os equinócios havia séculos. Por exemplo, a Pirâmide de Kukulcan, construída pelos maias entre os séculos VIII e XII d.C., foi projetada para se alinhar perfeitamente com o movimento do Sol. A cada equinócio, as sombras lançadas pelo Sol criavam a ilusão de uma serpente gigante rastejando pelos degraus da pirâmide. Os maias acreditavam que era o deus da serpente emplumada Kukulkan.
  • Pagãos modernos e turistas curiosos se reúnem todos os anos em Stonehenge, na Inglaterra, no primeiro dia da primavera. Diz-se que o monumento pré-histórico tinha uma função de observatório celeste que estava relacionada aos antigos rituais.
  • O equinócio de março é um feriado nacional no Japão, chamado Shunbun No Hi. É o dia em que os japoneses honram seus ancestrais, ficam em casa com suas famílias e visitam os túmulos de seus parentes falecidos.
  • Para as comunidades da Ásia Central, o equinócio de março representa o Ano Novo. O feriado chamado Nowruz (traduzido como “novo dia” do idioma persa) vem da tradição zoroastrista e sua comemoração pode durar por até 13 dias.
  • Holi, a mundialmente famosa celebração indiana, também está ligada ao equinócio de março. Ela acontece pouco antes do início das estações e une as pessoas em uma grande festa colorida. As pessoas dançam, cantam e brincam com pós coloridos, e esta é uma das épocas favoritas dos turistas para visitar a Índia.

O outono começa em 1° de março ou no equinócio?

A resposta depende da sua definição de “outono”. De acordo com a definição meteorológica, o primeiro dia de outono é 1º de março, no Hemisfério Sul; astronomicamente falando, o outono começa no equinócio outonal, que é por volta de 20 de março. O mesmo vale para a primavera, a primavera meteorológica começa em 1º de setembro, enquanto a astronômica começa no equinócio vernal, que é por volta de 23 de setembro.

É possível equilibrar um ovo durante o equinócio de primavera?

A resposta curta é: sim, mas não tem nada a ver com o equinócio. De acordo com um mito popular, no equinócio da primavera, é possível colocar um ovo em pé devido a algum equilíbrio gravitacional entre a Terra e o Sol. Na realidade, não acontece nenhuma mudança gravitacional durante um equinócio que ajudaria a equilibrar o ovo. E não há necessidade disso: você pode tentar esse truque de equilibrar ovos em qualquer dia aleatório do ano. Basta um pouco de paciência para conseguir.

5 fatos interessantes sobre o equinócio

  • Os astrônomos do mundo antigo escolheram o equinócio vernal como o ponto zero para medir os movimentos das estrelas e isso logo passou a ser usado. Já nas anotações de Júlio César, vemos que ele planejava suas incursões marítimas considerando o equinócio.
  • No equador, o Sol está diretamente acima de nós ao meio-dia nos dias dos equinócios. Se você colocar uma vareta vertical no chão nesse momento, ela não projetará sombra alguma.
  • A Terra não é o único planeta que tem equinócios — na verdade, eles existem em todos os planetas com inclinação axial.
  • Existem quatro datas astronômicas que marcam o início de uma nova estação. Já conhecemos as duas primeiras – os equinócios de setembro e março. As outras duas são os solstícios de junho e dezembro – os momentos em que temos o maior número de horas de luz do dia (o solstício de junho) e o menor número de horas de luz do dia (o solstício de dezembro).
  • Os pores-do-sol mais rápidos acontecem sempre nos equinócios, independente do Hemisfério onde você mora, no Norte ou no Sul. Os pores-do-sol e amanheceres mais lentos, pelo contrário, acontecem na época do solstício. A razão é que em um equinócio, o Sol nasce a leste e se põe a oeste, então esse é o caminho mais curto para ele afundar abaixo do horizonte.

 

Fonte: Star Walk 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação