The news is by your side.

PF prende servidor da FUNAI e cacique por receberem propina de garimpeiros

0

Da Redação

A Polícia Federal em conjunto com o Ibama deflagrou neste domingo (20) uma operação para desarticular uma associação criminosa que cometia crimes ambientais e crimes contra a administração pública envolvendo um servidor da Funai, uma liderança indígena e garimpeiros ilegais.

Durante ações de fiscalização em uma terra indígena  localizada entre os municípios de Juína e Aripuanã, foram apreendidos  dois celulares. Após a análise dos aparelhos, foi constatado que um servidor da Funai utilizava de sua função pública para repassar, previamente, informações a alguns garimpeiros sobre a realização de operações de crimes ambientais realizadas por policiais federais e o Ibama, e cobrava para dar tal informação. Também foi confirmada a participação de uma liderança indígena que recebia 20% do ouro extraído da Terra Indígena.

Foram cumpridos os mandados de prisão expedidos  pela Vara Cível e Criminal de Juína em desfavor da liderança indígena e do servidor da Funai. O proprietário de máquinas a quem foi transmitida a informação de que haveria operação policial dirigida aos garimpos até o momento encontra-se foragido.

As investigações terão continuidade para identificar os indivíduos envolvidos nas demais práticas criminosas investigadas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação