The news is by your side.

Pesquisadores israelenses encontram uma nova arma natural para combater o câncer

0

Jerusalem Post

 

Um estudo realizado no Weizmann Institute of Science de Israel estabelece as bases para uma possível descoberta do câncer na forma de imunoterapia que explorará uma arma única do sistema imunológico na batalha contra o câncer: anticorpos produzidos naturalmente.

Anticorpos são proteínas que neutralizam ameaças específicas. Outros estudos recentes descobriram que anticorpos de ocorrência natural foram frequentemente descobertos em tumores cancerígenos, mas sua finalidade era desconhecida; eles podem muito bem ter sido gerados pelo corpo, sem qualquer relação com o câncer em si.

Evidências indiretas, no entanto, sugeriram que eles oferecem algum tipo de benefício antitumoral: pacientes que sobrevivem mais do que outros e são mais responsivos a drogas anticâncer apresentaram concentrações mais altas de células B produtoras de anticorpos em seus tumores. Ainda assim, não havia como determinar se essas células e os anticorpos que elas produzem contribuem para melhorar a sobrevivência – e, em caso afirmativo, como elas realizam esse feito.

As novas descobertas, publicadas na revista Cell, conseguiram identificar, das milhares de proteínas nas células cancerosas, uma molécula que é alvo dos anticorpos recém-identificados: a enzima protease ligada à membrana chamada MMP14 (MT1-MMP).

Em uma pessoa saudável, essa enzima semelhante a uma tesoura desempenha papéis importantes na remodelação de tecidos, por exemplo, durante a regeneração ou cicatrização de feridas. 

No câncer, no entanto, ele opera no microambiente do tumor e fica fora de controle, cortando a matriz ao redor das células cancerígenas e, assim, ajudando-as a invadir o tecido circundante e se espalhar para outros órgãos, levando a metástases mortais. Os pesquisadores descobriram que os tumores ovarianos em seu estudo continham níveis anormalmente altos da enzima MMP14.

“Nós já mostramos que o sistema imunológico de pacientes com câncer pode produzir anticorpos contra tumores”, diz o Prof. Ziv Shulman do Departamento de Imunologia de Weizmann, que chefiou a equipe de pesquisa junto com o Prof. Irit Sagi do Departamento de Regulação Biológica do instituto. 

“Esses anticorpos naturais parecem ter um potencial terapêutico não realizado”, diz Sagi. “Mais pesquisas são necessárias para aplicá-los em futuras terapias ou como reagentes de diagnóstico”.

A pesquisa abre caminho para uma nova abordagem para o desenvolvimento de imunoterapias contra o câncer, uma que fará uso de anticorpos antitumorais naturais. Embora os cientistas se concentrem no câncer de ovário, eles disseram que isso também pode se aplicar a outros tipos de câncer. 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação