The news is by your side.

Que língua Jesus falava?

0

Da Redação

A questão da língua preferida de Jesus surgiu de forma memorável em 2014, durante uma reunião pública em Jerusalém entre Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, e o Papa Francisco , durante a viagem do pontífice à Terra Santa.

Falando ao Papa por meio de um intérprete, Netanyahu declarou: “Jesus estava aqui, nesta terra. Ele falava hebraico”. O papa interrompeu, corrigindo-o: “aramaico”, disse ele, referindo-se à antiga língua semítica, agora quase extinta, que se originou entre um povo conhecido como arameus no final do século 11 a.C. Conforme relatado no Washington Post, comunidades de cristãos, os caldeus no Iraque e na Síria ainda falam uma versão. “Ele falava aramaico, mas sabia hebraico”, respondeu Netanyahu rapidamente.

A maioria dos estudiosos religiosos e historiadores concorda com o Papa Francisco que o Jesus histórico falava principalmente um dialeto galileu do aramaico. Através do comércio, invasões e conquistas, a língua aramaica se espalhou amplamente no século VII aC. e se tornaria a língua franca em grande parte do Oriente Médio. No século I d.C., teria sido a língua mais usada entre o povo judeu comum, em oposição à elite religiosa, e provavelmente a mais usada entre Jesus e seus discípulos em suas vidas diárias. Mas Netanyahu também estava tecnicamente correto. O hebraico, que é da mesma família linguística do aramaico, também era de uso comum nos dias de Jesus.

Semelhante ao latim de hoje, o hebraico era a língua escolhida pelos estudiosos religiosos e pelas Sagradas Escrituras, incluindo a Bíblia (embora parte do Antigo Testamento tenha sido escrita em aramaico). Jesus provavelmente entendia hebraico, embora sua vida diária fosse conduzida em aramaico. Dos primeiros quatro livros do Novo Testamento, os Evangelhos de Mateus e Marcos registram Jesus usando termos e frases em aramaico, enquanto em Lucas 4:16 ele é mostrado lendo hebraico da Bíblia em uma sinagoga.

Além do aramaico e do hebraico, o grego e o latim também eram comuns na época de Jesus. Após a conquista da Mesopotâmia e do resto do Império Persa por Alexandre, o Grande , no século IV a.C., o grego suplantou outras línguas como língua oficial em grande parte da região. No século I d.C., a Judéia fazia parte do Império Romano do Oriente, que adotou o grego como língua franca e reservou o latim para assuntos legais e militares.

Assim, embora a língua falada mais comum de Jesus fosse o aramaico, ele estava familiarizado, se não fluente, ou mesmo competente, com três ou quatro idiomas diferentes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação