The news is by your side.

Saque do dinheiro esquecido: BC divulga novo calendário

Da Redação

As pessoas e empresas que têm dinheiro esquecido em instituições financeirase perderam o prazo para agendar o saque durante a semana poderão acessar o serviço neste sábado (26). O SVR (Sistema Valores a Receber), do Banco Central, fará repescagem das 4h às 24h.

Serão beneficiados os nascidos a partir de 1984 ou empresas abertas a partir dessa data. Esse grupo teve consulta aberta na última segunda-feira (14), para saber o valor e agendar o resgate do dinheiro.

Na próxima segunda-feira (28), todos aqueles que perderam o prazo e ainda não resgataram seus valores a receber terão nova oportunidade para consultar e agendar o resgate.

O acesso ao SVR (Sistema Valores a Receber), do Banco Central, também ocorrerá de forma escalonada conforme a data de nascimento ou a data de abertura da pessoa jurídica. Entretanto, desta vez, cada grupo terá um dia inteiro para realizar seu agendamento e não somente um turno, como ocorreu no ciclo anterior.

Os sábados continuam sendo dias de repescagem e continua sendo necessário conta gov.br prata ou ouro. Depois desse novo ciclo, o SVR passará por aprimoramentos e voltará no dia 2 de maio.

A partir do dia 17 de abril, o SVR passará por uma reformulação e so voltará a funcionar a partir do dia 2 de maio, com melhorias no serviço, segundo o Banco Central.

Agendamento

O serviço por meio do SVR começou a funcionar em 14 de fevereiro, para que se pudesse verificar se havia valores em contas bancárias. Agora foi possível fazer a consulta para saber qual é o valor e agendar o resgate.

Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência.

A primeira etapa prevê 28 milhões de pessoas e empresas com dinheiro a receber, num total de R$ 3,9 bilhões. A segunda etapa deve começar em 2 de maio, com mais R$ 4,1 bilhões para serem resgatados.

Como agendar o saque

Passo 1

Faça a consulta no valoresareceber.bcb.gov.br/publico para saber se você ou sua empresa têm valores a receber do sistema financeiro.
Dados necessários:
• pessoa física: CPF e data de nascimento; e
• pessoa jurídica: CNPJ e data de abertura.

• Se tiver valores a receber, siga para o passo 2.
• Se não tiver valores a receber, volte na data informada pelo sistema, quando as instituições terão enviado novos dados ao Banco Central.

Passo 2

Clique no botão: “Acessar Meus Valores a Receber”.

Passo 3

Faça login em sua conta gov.br (nível prata ou ouro).
Se ainda não a tem, faça uma em acesso.gov.br.

Passo 4

Leia e aceite o Termo de Ciência.

Passo 5

Veja na tela do sistema:

• o valor a receber;
• a instituição que deve devolver o valor;
• a origem (tipo) do valor a receber; e
• informações adicionais, quando for o caso.

Passo 6
Clique na opção que o sistema mostrar e siga as orientações indicadas:

“Solicitar por aqui”

• A instituição devolverá o valor via Pix em até 12 dias úteis.
• Selecione uma das suas chaves Pix e informe seus dados pessoais.
• Guarde o número de protocolo, para entrar em contato com a instituição, se necessário.

“Solicitar via instituição”

• A instituição não faz devolução por Pix em até 12 dias úteis.
• Entre em contato pelo telefone ou email informado pela instituição para combinar a forma de devolução.

Comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação