The news is by your side.

Emanuel fica na prefeitura e não será candidato ao governo do Estado

0

Da Redação

Com o fim do prazo para renunciar ao cargo encerrado às 23h59 minutos deste sábado (2), conforme determina a legislação eleitoral, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), não irá concorrer ao governo do estado nas eleições, conforme vinha deixando dentro de uma possibilidade nos últimos meses. Com isso, ele concluirá o mandato à frente do Palácio Alencastro até 31 de dezembro de 2024.

Mesmo sem apoio de seu partido, desde que foi releito em 2020, Emanuel iniciou uma jornada tentando viabilizar seu nome como uma alternativa oposicionista ao governador Mauro Mendes (União Brasil), seu desafeto político e que deve ir à reeleição com apoio inclusive, do MDB.

Em março, tirou férias por duas semanas e fez reuniões com lideranças políticas e com entidades de classe, além do fórum sindical dos servidores públicos. “Estou pensando, conversando muito. Primeiro estou muito feliz com o número de partidos e representantes de segmentos da sociedade que tem nos procurado para discutir uma alternativa para administrar Mato Grosso nos próximos quatro anos. WO não existe, Mato Grosso não pode se contentar com um projeto para poucos”, disse na última segunda-feira (28), durante entrega de novos ônibus para o transporte coletivo.

Além de seu nome, Emanuel colocou o seu vice, José Roberto Stopa (PV), o ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB) e o senador Wellington Fagundes (PL), que seria consenso de todo o arco de alianças. No entanto, defendeu que Stopa teria todas as fichas na mão para articular sua liderança de um projeto alternativo.

Stopa, inclusive, pode vir a ser candidato, já que se desligou da Secretaria de Obras de Cuiabá na sexta-feira (1). Legalmente, pode permanecer como vice, mas não pode assumir o Palácio Alencastro por nenhum dia. “Vocês conhecem ele. Não só é o vice-prefeito, como é secretário de Obras. Um homem talentoso. Um monstro para trabalhar. Não tem preguiça. Humano, sensível, humilde. Dialoga com todas as forças. Ele tem portas abertas em todos os segmentos da sociedade e é um grande perfil para liderar esse processo”, disse Emanuel em live no dia 15.

Dois dias depois, o governador Mauro Mendes ironizou o projeto de oposição que   Emanuel contra sua eventual candidatura à reeleição. “Isso é mentirinha do Nenel, ele vai fazer essa firula toda e depois vai voltar dizendo: Eu amo Cuiabá”, disse.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação