The news is by your side.

Caminhoneiros lançam caravana contra alta no preço dos combustíveis

0

Da Redação

Os caminhoneiros vão realizar uma caravana pelo Brasil, saindo de Curitiba, capital do Paraná, no dia 23 de maio, em direção a Brasília. A categoria pretende chamar atenção das autoridades e promover um protesto contra a política de preços da Petrobras. A expectativa é que dure dois meses e termine na capital federal. A intenção é ampliar o movimento para que não seja exclusivo dos transportadores.

A manifestação também pedirá a reestatização de empresas tidas como estratégicas ao Brasil, como a Vale do Rio Doce. A organização do ato chamado de “Soberano Brasil” está sendo feita pela Associação Nacional de Transporte no Brasil, Liberdade e Trabalho, que está convocando todos aqueles que se sentem prejudicados pelo PPI, o preço de importação que equipara os valores ao barril do petróleo no exterior. Ou seja, a cada subida da matéria-prima lá fora, os preços dos combustíveis aumentam no mercado interno.

Essa equiparação de valores é apontada pelos caminhoneiros como justificativa pelas sucessivas altas nos combustíveis. Entretanto, ela é defendida pelo novo presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, e não há sinais nem do governo e nem da direção da estatal sobre uma possível mudança na atual política, pelo menos a longo prazo.

Diferentemente de paralisações anteriores, essa caravana não levará risco de desabastecimento as cidades brasileiras devido a caminhões parados nas estradas, porque esse não é um movimento grevista e, sim, uma forma de atrair os holofotes dos governantes sobre os impactos da conduta de preços da estatal no bolso dos brasileiros. Segundo a ANTB, não serão permitidos discursos de políticos. A estimativa é que sejam percorridos oito mil quilômetros.

 

Com informações de Poder 360

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação