The news is by your side.

Polícia Federal fecha garimpo ilegal e destrói balsas em MT

0

Da Redação

A Polícia Federal, em conjunto com o Ibama, encerrou nesta quinta-feira (21), a Operação Olhos d’Água que teve o objetivo  de  fiscalizar e reprimir garimpos ilegais no Rio Peixoto de Azevedo, aos arredores da cidade de Matupá.

A investigação policial iniciou-se a partir de denúncia que indicou a presença de diversas dragas de garimpo próximas à estação de captação de água do município. “A ação começou a partir de uma denúncia de que haviam diversas balsas sendo usadas em garimpos. A operação foi feita no próprio curso do rio e então conseguimos identificar os responsáveis pelas embarcações”, explicou o delegado Rodrigo Martins.

A fiscalização foi realizada no próprio leito do rio e teve como objetivo a abordagem de balsas utilizadas para a mineração sem o licenciamento ambiental exigido, bem como a identificação de seus proprietários.

Os responsáveis poderão ser processados pelos crimes de usurpação de bem da União e extração mineral sem o licenciamento ambiental previstos nos artigos 2° da Lei n° 8.176/91 e artigo 55 da Lei n° 9605/98, respondendo por penas de até cinco anos de detenção, além de multas administrativas a serem aplicadas pelo Ibama.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação