The news is by your side.

Explosão em refinaria de petróleo ilegal da Nigéria mata mais de 100 pessoas

0

Da Redação

Uma explosão matou mais de 100 pessoas em um depósito ilegal de refino de petróleo na fronteira dos estados de Rivers e Imo, na Nigéria, nesse domingo (24).

A Cruz Vermelha da Nigéria esteve no local no domingo para avaliar a explosão, que destruiu uma seção da floresta Abaezi, que fica na fronteira da área do governo local de Ohaji-Egbema, do estado de Imo com o estado de Rivers. O Centro de Defesa de Jovens e Meio Ambiente disse que vários veículos que estavam na fila para comprar combustível ilegal foram queimados.

O presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, disse em comunicado que intensificaria a repressão às refinarias ilegais após o que descreveu como uma “catástrofe” e “desastre nacional”.

O desemprego e a pobreza no Delta do Níger, produtor de petróleo, tornaram o refino ilegal atraente, mas com consequências muitas vezes mortais. O petróleo bruto é extraído de uma rede de oleodutos pertencentes a grandes empresas petrolíferas e refinado em tanques improvisados.

O processo causou acidentes fatais e poluiu uma região já devastada por derramamentos de óleo em terras agrícolas, riachos e lagoas.

Em fevereiro, as autoridades locais disseram que iniciaram uma repressão ao refino de petróleo roubado, mas com pouco sucesso aparente. 

Autoridades governamentais estimam que a Nigéria, o maior produtor e exportador de petróleo da África, perde uma média de 200 mil barris de petróleo por dia, mais de 10% da produção, devido à exploração ilegal ou vandalização de oleodutos.

Fonte: Reuters

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação