The news is by your side.

“Mulheres de conforto”: Um dos maiores crimes cometidos pelo Exército Imperial do Japão

0

 

Os horrores vivenciados nas diversas guerras são tão evidentes quanto a própria existência do conflito. Sem ser uma pior que a outra, mas todas igualmente terríveis, a Segunda Guerra Mundial é um daqueles episódios que você tem que saber para nunca mais repetir. Mas nem todo o negativo daqueles anos residiu no horror nazista – e isso não tira sua importância -, mas os episódios dos quais é possível se arrepender aconteceram em todos os exércitos, destacando agora os japoneses. O deste país é, talvez, um dos episódios mais brutais da guerra, referindo-se aos abusos cometidos pelo Exército Imperial contra mulheres japonesas ou de países ocupados, muitos dos quais foram vítimas de maus-tratos e torturas cometidos contra seu físico, sua dignidade e sua humanidade.

Era uma situação tão difundida que até tinha um nome para se referir a essas vítimas: chamavam-se “Mulheres de Conforto” – no Japão, “ianfu” -, todas aquelas milhares de mulheres e meninas de origem asiática, de países como China, Coréia ou o próprio Japão, que foram sequestradas e escravizadas. Elas foram forçados a viver como servas sexuais do exército, freqüentando bordéis militares durante os longos anos da guerra. Antes, porque esse termo não nasceu nessa época, mas muito antes: a figura das “Mulheres de Conforto” já existia na Idade Média, e seu “trabalho” era ultrajante. Elas foram selecionadas com o propósito de evitar que os soldados, durante as conquistas e batalhas, cometessem  o estupro sistemático da população civil feminina dos locais agredidos. Um antídoto cruel para um problema que nem se sabe se tem solução.

Meninas malaias recrutadas à força pelo exército japonês para serem transformadas em escravas sexuais

Com isso, o tráfico organizado de mulheres começou em 1870, mas somente em 1919, após a abolição da prostituição pelo governo japonês, essa prática começou a se tornar um problema real. De fato, antes do conflito, segundo Bernd Stöver, o número de mulheres sequestradas para serem submetidas a abusos sexuais poderia ter sido de 200.000, chegando a 400.000, se contarmos os anos da Segunda Guerra Mundial. Algumas vítimas, principalmente entre 12 e 20 anos, de Taiwan, Malásia ou Filipinas, foram enganadas, colocadas em navios e destinadas a passar o resto de seus dias torturadas em bordéis.

Uma jovem chinesa, forçada a se tornar uma "mulher de conforto" pelo Exército Imperial Japonês

“Eram Matadouros”

Esses bordéis macabros ficaram fora de controle, assim como a imagem do exército japonês foi seriamente danificada, então o alto comando tomou uma decisão que ninguém poderia cumprir em sã consciência: aquelas mulheres dos países ocupados poderiam ser transformadas em escravas sexuais, obrigadas a se prostituir por toda a vida, contra a sua vontade, com suas vidas anuladas e sem escapatória. E era, ou isso, ou morrer. De fato, das milhares de vítimas que sofreram esses abusos, poucas saíram vivas, entre elas a coreana Ok-Seon Lee, que teve a força de tornar sua história visível, lançando luz sobre as atrocidades que tantas sofreram. Era contundente: aqueles bordéis “não eram lugares para humanos, eram matadouros”.

Mandato de recrutamento para "Mulheres de Conforto", escrito pelas autoridades japonesas

Pelo menos, essa situação, embora desconhecida dentro da jornada de histórias que foram estudadas e divulgadas sobre a Segunda Guerra Mundial, tentou ser executada. Após a guerra, foi um dos episódios que levaram ao que ficou conhecido como o Julgamento de Tóquio, e décadas depois foi denunciado por inúmeras organizações de direitos humanos. Com isso, o pesadelo, se não tem a possibilidade de curar as feridas, torna-se ainda mais incompreensível considerando que até hoje o número real de vítimas ainda é desconhecido. De fato, em 28 de dezembro de 2015, os ministros das Relações Exteriores japoneses concordaram com a Coreia do Sul em dar-lhes um bilhão de ienes (cerca de 7,5 milhões de euros) para a criação de um fundo para as vítimas da escravidão sexual. Como se essas humilhações e sofrimentos pudessem ser pagos de alguma forma.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação