The news is by your side.

O maior e mais destrutivo tsunami da história aconteceu no Chile há 3.800 anos

0

 

Até agora, o maior terremoto já registrado ocorreu em 1960 no sul do Chile. Esse movimento sísmico, de magnitude 9,6 na escala Richter, tirou a vida de 6.000 pessoas e causou grandes tsunamis em vários pontos do Oceano Pacífico, estendendo-se até 800 quilômetros a partir de seu epicentro.

Uma nova pesquisa publicada na revista Science Advances descobriu que houve um tsunami muito maior e mais destrutivo que devastou a Terra em uma extensão de 1.000 quilômetros. O desastre chegou a tal ponto que as populações que existiam naquela época, cerca de 3.800 anos atrás, abandonaram a região costeira por mais de um século.

Este megaterremoto ocorreu no norte do Chile devido ao rompimento de uma placa tectônica que elevou toda a costa da região, criando ondas de até 20 metros de altura que viajaram até o outro extremo do Pacífico, na Nova Zelândia, conforme explicado pelos autores do estudo da Live Science.

A princípio “pensava-se que um evento sísmico desse calibre não poderia ter acontecido no norte do Chile porque uma ruptura tão grande das placas tectônicas simplesmente não podia ser imaginada”, diz James Goff, coautor do estudo e geólogo da Universidade de Southampton, na Inglaterra. Ele e sua equipe encontraram evidências do que aconteceu em elementos marinhos encontrados na costa, como depósitos litorâneos (na forma de pedregulhos, seixos e areias nativas de regiões costeiras) e rochas marinhas encontradas deslocadas para o interior do deserto do Atacama.

“Encontramos evidências de sedimentos marinhos e fósseis de animais que viveram no mar antes de serem engolidos pelo seu interior”, disse Goff. “E encontramos tudo isso em camadas muito profundas, então não pode ter sido uma simples tempestade que fez com que se movesse”. Como o terremoto que ocorreu em 1960, este terremoto ocorreu como resultado de uma subducção de uma placa litosférica sob a borda de outra placa. Devido ao atrito, um bloqueou o outro, mas a força e a energia de subducção continuaram aumentando, a ponto de haver tanta tensão que o contato entre os dois se rompe, criando uma ruptura gigantesca e liberando energia em forma de sísmica devastadora.

Uma migração sem precedentes

Para descobrir a causa do que levou tantos fósseis e sedimentos a serem submersos no subsolo, os pesquisadores usaram a técnica de datação por radiocarbono, que consiste em medir as quantidades de carbono 14 dentro de um material e assim determinar sua idade. Este isótopo de carbono radioativo é onipresente na crosta da Terra, então os fósseis podem absorvê-lo à medida que se formam, tornando mais fácil ver quanto tempo eles estão lá. Ao analisar esses materiais hospedados ao longo de 600 quilômetros da costa norte do Chile, os cientistas descobriram que as idades do material costeiro eram de aproximadamente 3.800 anos atrás.

Eles também encontraram paredes de pedra feitas pelo homem sob os depósitos carregados pelo tsunami e que aparentemente foram derrubados da mesma maneira pela grande onda quando foram viradas para trás. “A população local ficou sem nada”, diz o autor do estudo. “Nosso trabalho arqueológico descobriu que, após essa grande migração, as comunidades se mudaram para o interior além do alcance do tsunami e levou mais de 1.000 anos para que as pessoas voltassem a habitar essas costas, o que é um longo período de tempo, já que dependiam da atividade marítima para sobreviver”. É por isso que podemos supor que todas essas comunidades primitivas sofreram um enorme trauma após o desastre ocorrido.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação