The news is by your side.

MPF alerta para o risco de conflito na Terra Indígena Baú, do povo Kayapó

0

Da Redação

Lideranças do povo Kayapó dizem que pelo menos nove garimpeiros estão detidos na aldeia, desde a última sexta-feira (20), na Terra Indígena Baú, no sudoeste do Pará. Em entrevista por vídeo ao SBT, a representante da tribo, Maial Kayapó, afirmou que “O povo deflagrou uma invasão de garimpeiros, uma reativação de garimpeiros, num local conhecido como pista nova, dentro da terra indígena”.

Segundo organizações ligadas aos povos indígenas, cerca de 40 pessoas podem se envolver nesse conflito. A Polícia Federal (PF) e a Polícia Civil, foram acionadas para tomar providências urgentes. O Ministério Público Federal (MPF), requisitou a atuação da PF com apoio de uma aeronave da Operação Guardiões do Bioma, conduzida pelo Ministério da Justiça, para realização imediata de operação no local.

A representante Kayapó, reclama da falta de ação das autoridades “Até o momento, nenhuma autoridade, nem Funai, nem Ibama se manifestaram. Precisamos de apoio para ajudar os nossos parentes, porque o risco de conflito é iminente”, afirmou. Em nota, a Polícia Federal disse que apura os fatos.

Há uma semana, outro território indígena também passou a viver sob tensão no Pará. A polícia e o MPF acompanham de perto a invasão de fazendeiros nas terras dos povos Apitereua, em São Felix do Xingu, na região sudeste do estado. Agentes federais confirmaram a ocupação em duas aldeias novas, mas os invasores saíram antes da chegada dos policiais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação