The news is by your side.

Central de Regulação localiza apenas 30% dos pacientes que precisam de cirurgia eletiva

0

Da Redação

Com apenas 30% dos pacientes aguardando cirurgias eletivas encontrados para operar, a Central de Regulação desenvolveu um novo mecanismo para diminuir a fila de cirurgias eletivas em Cuiabá. A novidade é utilizar as equipes das unidades básicas de saúde para fazer a busca ativa dos pacientes nas respectivas áreas de abrangência.

Desde o lançamento do MT Mais Cirurgias em agosto de 2021, a Central de Regulação está há quase um ano tentando localizar os pacientes para realizar 11,5 mil procedimentos cirúrgicos na capital, mas até o momento apenas 30% foi localizado.

“Com a grande dificuldade de achar este público, porque ou estão com o telefone ou o endereço desatualizados no sistema, tivemos a ideia de pedir ajuda aos profissionais que estão nas unidades básicas”, comentou Rafaely Metelo, coordenadora da Central de Regulação.

A Central de Regulação está capacitando os profissionais das unidades, para que eles entendam como funciona o Sistema Nacional de Regulação (SISREG) e para que possam tirar as pessoas que não forem encontradas ou que já não precisem mais do procedimento.

“Fizemos um treinamento a princípio com os coordenadores das regionais, para eles entenderem como funcionará o processo e agora estamos treinando os coordenadores das unidades. Primeiramente, as equipes das unidades de saúde, que já têm contato com os pacientes de sua área de abrangência, vão tentar entrar em contato com eles, de acordo com a lista que a Regulação disponibilizará. Caso não consigam, os agentes comunitários de saúde (ACS) serão a ponte de apoio deles, porque eles sabem onde os pacientes moram e fica mais fácil para fazer a localização”, explicou o analista de sistemas, Dejair José Pereira Junior, responsável por ministrar os treinamentos.

Os coordenadores de unidades ficarão responsáveis por localizar os pacientes de sua área de abrangência e, caso não localizem ou caso a pessoa não precise mais fazer a cirurgia, o coordenador poderá tirar da fila. “Temos uma portaria que determina que se o paciente não for localizado após 3 tentativas sucessivas, a solicitação dele pode ser cancelada e ele retirado da fila. Dessa maneira poderemos da oportunidade para aqueles que estão na fila aguardando, seguindo a ordem cronológica”, disse Dejair.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, essa nova abordagem será extremamente benéfica para toda a população. “Há anos vemos as filas intermináveis para diversos procedimentos na Central de Regulação e com a pandemia essa fila aumentou mais ainda. Este mecanismo que nossas equipes desenvolveram de fazer a busca ativa dos pacientes utilizando as unidades de saúde vai nos mostrar de forma mais célere quem realmente ainda precisa da cirurgia. Estamos trabalhando com muita seriedade e responsabilidade para conseguirmos oferecer uma saúde de qualidade e de maneira célere para nossa população”, finalizou o gestor.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação