The news is by your side.

Ex-guerrilheiro Gustavo Petro é eleito presidente da Colômbia

0

Da Redação

O ex-guerrilheiro Gustavo Petro foi eleito o novo presidente da Colômbia no domingo (19). É a primeira vez na História que um candidato de esquerda vence a principal disputa eleitoral do país.

Petro teve pouco mais de 50% dos votos, escolhido por cerca de 11,3 milhões de colombianos. Rodolfo Hernández, seu concorrente, contou com aproximadamente 10,5 milhões de eleitores.

Petro é ex-guerrilheiro do grupo Movimento 19 de Abril (M-19), facção conhecida por atos violentos principalmente na década de 1980. Depois de abandonar a lutar armada, o futuro presidente colombiano foi duas vezes senador e uma vez prefeito da capital, Bogotá.

O candidato vencedor foi preso em 1985 por posse ilegal de armas. Petro diz ter sido torturado pelo Exército e depois cumpriu pena de 18 meses. Na cadeia, não participou de um dos ataques mais marcantes da história do M-19. Nos dias 6 e 7 de novembro de 1985, a facção invadiu o Palácio da Justiça e fez mais de 300 pessoas reféns. A tomada durou 28 horas e deixou mais de cem mortos, entre eles o presidente da Suprema Corte, Alfonso Reyes Echandía.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação