The news is by your side.

Prefeito insiste em VLT e organiza conferência para debater modais de transporte

Da Redação

Em um novo round da briga entre a Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado, o prefeito Emanuel Pinheiro anunciou a realização da Conferência Municipal sobre o Modal de Transporte VLTxBRT para o próximo dia 7 de julho, no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios de Mato Grosso  (AMM-MT). O debate é organizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) das 8h30  até às 12h. No período vespertino, o evento ocorrerá de 14h com o término às 18h.

O Governo do Estado já definiu pelo abandono do projeto do VLT e já definiu pelo BRT. O financiamento e os recursos da obra são do Governo do Estado. Contudo, o prefeito não concorda com a mudança e insiste no VLT.

“A Conferência Municipal sobre o Modal VLT x  BRT é uma missão do secretário de Mobilidade, Juares Samaniego, que irá organizar este debate. Será um dia antes da visita da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. Quero fazer um debate sério, respeitoso. Vai ser um debate com respeito a posição de cada um. Eu defendo VLT, mas  quem defender  BRT terá o mesmo espaço e tempo para argumentar.  Uma discussão como esta nunca foi feita. E vai ser  do mais humilde, ao empresário bem sucedido. Ninguém conhece o VLT, então iremos mostrar tudo. Como funciona o VLT?  Quantos foi gasto? A tarifa, manutenção, como vai funcionar o sistema? Como  vai ser e quanto será gasto pra concluir essa obra, o traçado que ele faria. E o mesmo será  para o BRT, demonstrar quanto foi pago, quanto mais  será gasto, quantos ônibus comprados, quanto vai custar, e é o Governo do Estado quem vai pagar? Valor do tarifa e outros. Ninguém sabe, e ficam opinando, batendo boca, mas não conhecem as vantagens e desvantagens  tanto do  BRT, quanto do VLT”, comentou o prefeito, durante a live na terça-feira (21).

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado  estadual Eduardo Botelho, já confirmou presença no evento e adiantou sua defesa pelo BRT. “Ele vai falar e vai defender o BRT. Será  recebido com todo respeito do mundo, não vai  ter chilique de ninguém. É um debate técnico para os usuários que dependem de um transporte digno, com toda a garantia de segurança, respeito. muitos já confirmaram presença, e o Botelho é um  deles”, disse.

Conforme o secretário de Semob, Juares Samaniego, quase 30 entidades, associações e órgãos públicos foram convidados para a discussão. “Alguns profissionais técnicos já declaram defesa  ao VLT, e também tem aqueles que defenderão o BRT. Queremos esclarecer o que cada um tem de bom e ruim, com dados técnicos e com exemplos”.

 

Comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação