The news is by your side.

Acidentes de trânsito sem vítimas reduziram 14% no primeiro semestre de 2022

0

Da Redação

Acidentes de trânsito sem vítimas em Várzea Grande tiveram uma redução de 14% no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado, tendência observada em todos os meses. Foram 439 casos neste ano ante a 511 registros em 2021. É o que apontam as estatísticas da Guarda Municipal (GMVG).

O comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Alisson Baracat Salgado, avalia que o resultado positivo decorre de uma série de ações tomadas pela corporação e pela Prefeitura. “A redução se deu devido a nós estarmos atuando forte nos três pilares do trânsito: educação, engenharia e fiscalização. Na educação, temos o projeto Arte de Proteger, que está todos os dias nas escolas conscientizando as crianças. Hoje estamos em todas as mídias, passando para a população as orientações quanto ao respeito ao limite de velocidade, o uso de celular, além de outras campanhas educativas. Juntamente com a Secretaria de Mobilidade Urbana, fizemos mudanças em algumas vias para melhorar o fluxo, colocando faixas de pedestres, mudando o sentido da via”, elenca o comandante.

No quesito fiscalização, Alisson Baracat afirma que houve uma intensificação. “Atuamos em conjunto com outros órgãos de segurança pública na operação Lei Seca. Acrescentamos uma guarnição de trânsito para fazer a fiscalização diária, ordenar o trânsito e dar mobilidade em casos de acidentes em vias de grande fluxo. Implantamos neste ano a base móvel, que é um ônibus que sempre fica estacionado em cruzamentos de grande fluxo para alertar aos condutores que a Guarda Municipal está presente”.

Mesmo com todos os esforços do Executivo Municipal, o comandante da Guarda reforça que alcançar a paz no trânsito é obrigação de todos, incluindo condutores e pedestres. “Nossos homens e mulheres da GMVG estão sempre prontos para atender à população que transita pelas vias do nosso município, no intuito de resguardar vidas, mas precisamos que cada um faça sua parte, agindo com consciência e respeito pela própria vida e a do próximo. Dessa forma, conseguiremos diminuir cada vez mais o número de acidentes, que, na verdade, são mais do que números, são vidas salvas”, defende.

Importante destacar que os boletins de acidentes de trânsito com vítimas são confeccionados pela Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletran). Existem ainda os casos em que as partes entram em acordo, dispensando o atendimento da Guarda Municipal e não são confeccionados boletins de ocorrência.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação