The news is by your side.

O que é hidromel, a bebida preferida dos vikings

0

 

Os vikings foram uma das sociedades que mais despertaram paixões ao longo da história. Filmes, livros, séries e outros foram criados para tentar expor tudo o que se sabe sobre esses humanos que habitaram o norte da Europa, embora também tenham existido centenas de mitos.

Graças a diferentes escritos confiáveis, sabe-se que as bebidas alcoólicas eram uma de suas paixões. Nesse sentido, o hidromel, uma das misturas mais antigas já registradas, foi produzido por esta e outras culturas ao longo da Idade Antiga. Vikings, romanos e gregos já elaboravam esta bebida que ainda hoje está presente.

Países europeus como Alemanha ou Polônia ainda têm a tradição de beber hidromel. Este é bebido quente e frio e sua história foi tal que chegou a centenas de cantos do planeta. No Colorado, a Feira Internacional de Mead é realizada anualmente.

Sua presença histórica é tal que seu consumo foi comprovado em muitos escritos e vestígios históricos. Figuras históricas, como Júlio César, gostavam muito de seu sabor. Graças às suas qualidades, esta bebida conseguiu que em muitas culturas onde o vinho prevalecia como bebida tradicional, como a grega ou a romana, desenvolveu-se um grande gosto pelo hidromel.

Mas sua maior popularização ocorreu no norte da Europa, principalmente entre os vikings. Alguns mitos ou lendas estão até intimamente ligados a essa mistura. Por exemplo, deuses, heróis e valquírias em seu paraíso particular, o Salão de Valhalla, comemoram suas vitórias brindando com hidromel. Deve-se notar também, como na história da bebida na mitologia nórdica, que quem bebesse hidromel reberia sabedoria.

Hidromel: saiba tudo sobre a bebida

O hidromel é feito de três ingredientes: água, mel e leveduras. A sua particularidade reside no fato do sabor de cada hidromel derivar das diferentes qualidades do mel utilizado na sua preparação. Assim, isso é algo semelhante ao que acontece entre a uva e a qualidade do vinho.

O outro fator que determina as características de sabor e qualidade final do hidromel é o processo de fermentação. Isso é feito durante sua elaboração, ou seja, antes de sua filtragem. O tipo de levedura utilizada, a temperatura e o tempo de fermentação, juntamente com as características da filtragem subsequente, determinam a sua qualidade.

A receita de um bom hidromel, que inclui o desenho preciso de todas as fases de produção, é algo complexa e delicada. Apesar disso, o sabor desta bebida pode ser bem reconhecido como era nas sociedades antigas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação