Os vikings foram uma das sociedades que mais despertaram paixões ao longo da história. Filmes, livros, séries e outros foram criados para tentar expor tudo o que se sabe sobre esses humanos que habitaram o norte da Europa, embora também tenham existido centenas de mitos.
Graças a diferentes escritos confiáveis, sabe-se que as bebidas alcoólicas eram uma de suas paixões. Nesse sentido, o hidromel, uma das misturas mais antigas já registradas, foi produzido por esta e outras culturas ao longo da Idade Antiga. Vikings, romanos e gregos já elaboravam esta bebida que ainda hoje está presente.
Países europeus como Alemanha ou Polônia ainda têm a tradição de beber hidromel. Este é bebido quente e frio e sua história foi tal que chegou a centenas de cantos do planeta. No Colorado, a Feira Internacional de Mead é realizada anualmente.
Sua presença histórica é tal que seu consumo foi comprovado em muitos escritos e vestígios históricos. Figuras históricas, como Júlio César, gostavam muito de seu sabor. Graças às suas qualidades, esta bebida conseguiu que em muitas culturas onde o vinho prevalecia como bebida tradicional, como a grega ou a romana, desenvolveu-se um grande gosto pelo hidromel.
Mas sua maior popularização ocorreu no norte da Europa, principalmente entre os vikings. Alguns mitos ou lendas estão até intimamente ligados a essa mistura. Por exemplo, deuses, heróis e valquírias em seu paraíso particular, o Salão de Valhalla, comemoram suas vitórias brindando com hidromel. Deve-se notar também, como na história da bebida na mitologia nórdica, que quem bebesse hidromel reberia sabedoria.
O hidromel é feito de três ingredientes: água, mel e leveduras. A sua particularidade reside no fato do sabor de cada hidromel derivar das diferentes qualidades do mel utilizado na sua preparação. Assim, isso é algo semelhante ao que acontece entre a uva e a qualidade do vinho.
O outro fator que determina as características de sabor e qualidade final do hidromel é o processo de fermentação. Isso é feito durante sua elaboração, ou seja, antes de sua filtragem. O tipo de levedura utilizada, a temperatura e o tempo de fermentação, juntamente com as características da filtragem subsequente, determinam a sua qualidade.
A receita de um bom hidromel, que inclui o desenho preciso de todas as fases de produção, é algo complexa e delicada. Apesar disso, o sabor desta bebida pode ser bem reconhecido como era nas sociedades antigas.