The news is by your side.

Novo estudo usa lágrimas para detectar doenças

0

Chorar pode ser chorar por emoções completamente opostas, a tristeza ou a raiva costumam ter muito a ver com esse assunto. Mas ainda há outras formas de pensar as lágrimas a partir dessa utilidade que ouvimos com frequência.

Com apenas algumas gotas da lágrima, uma nova técnica encontrou a possibilidade de detectar doenças oculares e até vislumbrar sinais de diabetes.

Um grupo de cientistas liderados por Fei Liu, engenheiro biomédico da Wenzhou Medical University, na China, chegou a essa conclusão fascinante e publicou recentemente resultados de apoio em ‘ACS Nano’. “Queríamos demonstrar o potencial do uso de lágrimas para detectar doenças”, diz Liu. Parece que eles conseguiram, ou pelo menos estão trabalhando nisso.

Impressões digitais dos olhos

Os pesquisadores primeiro criaram uma nova e melhor maneira de capturar sacos de lágrimas de pequeno volume para coletar e preservar as lágrimas de vários participantes do estudo. Com eles reunidos, a equipe os adicionou a uma solução e depois adicionou tudo isso a um dispositivo com duas membranas nanoporosas, vibrando essas membranas para que sugassem a solução. Em poucos minutos, a técnica liberou pequenas moléculas, deixando os sacos prontos para análise.

Eles levantaram a hipótese de que, como qualquer outro fluido corporal como saliva e urina, eles podem incluir pequenos sacos cheios de mensagens celulares. Ser capaz de interceptar esses bolsos microscópicos, eles pensavam, poderia oferecer novas informações sobre o que está acontecendo dentro dos olhos em particular e no corpo em geral. Mas coletar o suficiente desses sacos, chamados exossomos, eles sabiam que era complicado porque, ao contrário do fluido de outras partes do corpo, o que desce de nossos canais lacrimais é um fio muito fino.

No entanto, eles conseguiram, tanto que os resultados finais ofereceram um vislumbre em diferentes tipos de doenças oculares. Este órgão lança suas próprias impressões digitais moleculares nas lágrimas das pessoas, dizem os pesquisadores. E isso não é tudo: as lágrimas também podem ajudar os médicos a monitorar o progresso do diabetes de um paciente.

Com tudo isso, é possível que essas gotas possam abrir uma janela para os cientistas observarem todo o corpo de uma perspectiva nunca antes usada. Talvez um dia, mais cedo ou mais tarde, eles até deixem as pessoas tentarem rapidamente se checar em casa.

Agora, os pesquisadores deste estudo continuarão a aproveitar as lágrimas para evidências de outras doenças, como depressão ou estresse emocional, diz Luke Lee, bioengenheiro da Harvard Medical School. “Este é apenas o começo”, diz ele.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação