The news is by your side.

MPF processa plataforma de streaming Mubi por não divulgar classificações indicativas

0

Da Redação

O Ministério Público Federal (MPF) foi à Justiça para que a plataforma de streaming Mubi divulgue a classificação indicativa das obras transmitidas aos seus assinantes. A conduta é obrigatória e prevista na legislação brasileira para que pais e responsáveis controlem o conteúdo assistido por crianças. Além disso, a empresa precisa permitir o acesso integral do aplicativo ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a quem cabe fiscalizar a política de classificação indicativa nacional. Caso não se adeque às leis brasileiras, a plataforma poderá ter suas atividades suspensas no país.

No documento enviado à 8ª Vara Federal Cível da Justiça, o Ministério Público pede urgência na análise do caso. É que, para o MP, o direito de crianças e adolescentes no Brasil tem sido sistematicamente desrespeitado pela Mubi, ao oferecer obras sem que haja a possibilidade de controle parental por meio das classificações indicativas.

A ação civil pública esclarece que o objetivo das práticas de classificação pela empresa e da fiscalização do MJSP nada tem a ver com censura. Cabe estritamente aos canais de comunicação escolher o que será transmitido. Por outro lado ressalta que a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente autorizam ao poder público especificar mecanismos que informem aos espectadores a natureza das obras exibidas, separando-as por faixas etárias.

“O sistema de classificação indicativa brasileiro atribui papéis complementares a diferentes atores sociais – Estado, empresas, pais (e responsáveis) e sociedade – em uma verdadeira corresponsabilidade na defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, sustenta Pablo Coutinho Barreto, procurador responsável pela ação.

O Ministério da Justiça tentou oficiar a Mubi para que fossem ajustadas as inadequações em fevereiro deste ano, mas não obteve resposta. Foi então que representou ao MPF pedindo providências para que a empresa cumpra a legislação brasileira. As investigações apontaram que a empresa não possui escritório, nem representação no país.

A ação aguarda recebimento pela Justiça, concessão de liminar e definição de multa diária para que haja cumprimento da determinação judicial, havendo possibilidade de suspensão das atividades da empresa até que se ajuste à legislação brasileira.

Em nota, a MUBI Brasil informa que “concedeu acesso irrestrito à plataforma ao Ministério da Justiça e está trabalhando junto ao órgão para manter-se atualizada sobre todos os demais requisitos legais e prazos correspondentes”, e que “está conversando com todas as partes envolvidas a fim de regularizar todas as pendências dentro do prazo estabelecido”.

 

Nota de esclarecimento da MUBI

 

A MUBI Brasil tem trabalhado junto à Coordenação do Sistema de Classificação nos últimos meses, depois de tomar conhecimento acerca de uma notificação de fevereiro de 2022. Trata-se da mesma questão publicada no site do Ministério Público Federal no dia 12 de agosto de 2022.

A MUBI recebeu orientação da Coordenação do Sistema de Classificação em março de 2022 e, desde então, concedeu acesso irrestrito à plataforma ao Ministério da Justiça e está trabalhando junto ao órgão para manter-se atualizada sobre todos os demais requisitos legais e prazos correspondentes.

A MUBI está conversando com todas as partes envolvidas para reconfirmar quaisquer requisitos ou informações que a companhia não tenha tido conhecimento até agora, a fim de regularizar todas as pendências dentro do prazo estabelecido.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação