The news is by your side.

Justiça suspende condenação de Deltan no caso das diárias da Lava Jato

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

 

A Justiça Federal do Paraná suspendeu nesta segunda-feira (19), a condenação do ex-procurador Deltan Dallagnol no Tribunal de Contas da União (TCU), em caso referente a diárias da Operação Lava Jato. A decisão acolhe manifestação do Ministério Público Federal (MPF) e confirma a elegibilidade do candidato do Podemos à Câmara dos Deputados, pelo Paraná.

O TCU havia condenado o ex-procurador a devolver R$ 2,8 milhões em diárias pagas a outros procuradores da força-tarefa da operação.

Após ação anulatória apresentada por Deltan (foto), o juiz Augusto César Pansini Gonçalves, da 6ª Vara Federal de Curitiba/PR, afirmou que a Justiça encontrou “manifestas e abundantes” ilegalidades no procedimento do TCU. O magistrado reconheceu a existência de indícios de quebra de impessoalidade, de violação do princípio da ampla defesa e do contraditório e que o ministro Bruno Dantas inovou na condenação do ex-procurador, ao responsabilizá-lo por fatos que não constavam inicialmente no processo.

“Diante das manifestas ilegalidades apontadas, não me resta alternativa a não ser deferir a liminar”escreveu Augusto César Pansini Gonçalves na decisão.

O magistrado também apontou que a Corte não realizou perícia ou cálculo pela área técnica, o que era necessário para verificar a existência dos supostos prejuízos e condenou Deltan por fatos diferentes daqueles imputados inicialmente. Outra irregularidade citada pelo juiz foi o fato de o TCU ter dado tratamento distinto ao caso em relação a outro idêntico. Também mencionou que o ex-procurador não teve a oportunidade de apresentar provas periciais, embora as tenha solicitado.

Após a decisão, Deltan afirmou que o processo do TCU “é uma clara perseguição àqueles que ousaram enfrentar a corrupção no Brasil”.

 

Com O Antagonista

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação