The news is by your side.

A verdade sobre a maratona: os 42.195 quilômetros são por um capricho da família real

0

 

A batalha de Maratona, além de um confronto que significou o desfecho da Primeira Guerra Médica, permaneceu no imaginário popular como uma dessas batalhas míticas. Ocorreu em 490 a.C., mas a história garantiu que chegasse aos nossos dias como origem da prova mais emblemática de qualquer Campeonato do Mundo de Atletismo e dos Jogos Olímpicos, como a repetição do percurso percorrido pelo soldado grego Pheidippides, morto de cansaço depois de ter corrido de Maratona a Atenas para anunciar a vitória sobre o exército persa.

Mas a realidade não é, como de costume, como nos dizem. Acontece que se colocarmos no Google Maps (oráculo de nossos dias) como ir de Atenas a Maratona, o resultado não chega nem a 35 quilômetros. Além disso, o bom homem, Pheidippides, teria ido de Atenas até Esparta para pedir reforços, percorrendo mais de 200 quilômetros.

Entre uma e outra, nos Jogos de Atenas de 1896, inaugurados pelo  Barão Pierre de Coubertin, foi incorporada a maratona, em homenagem ao feito grego. Assim, o grande herói foi um vendedor de água grego (não poderia ser de nenhum outro lugar) chamado Spiridon Louis, que foi escolhido quase por obrigação. Dois dias antes da largada ele permaneceu em oração e jejum e a tática valeu a pena: ele entrou na linha de chegada sozinho para o deleite de seus compatriotas. Ele assim salvou o pedigree helênico. O que Spiridon Louis nunca correu foi a distância atual da maratona.

Após algumas alterações referentes à distancia da maratona, foi durante os Jogos Olímpicos de 1908, em Londres, que se estabeleceu os atuais 42.195 km, a distância que separa a cidade inglesa de Windsor do estádio White City. Mais especificamente, era o balcão real que marcava a distância exata, para que a família real pudesse acompanhar a saída da prova dos jardins do Palácio de Verão. Esse fato acrescentou os 2.195 metros além dos 40 km originais.

Assim, a prova foi definitivamente estabelecida como o único evento oficial no congresso da IAAF realizado em Genebra em 1921, antes das Olimpíadas de Paris de 1924.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação