The news is by your side.

Lei de Thiago Silva debate saúde mental nas escolas públicas de MT

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

Com a de Lei nº. 11.867/2022 de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB), que estabelece a criação da semana dedicada à saúde mental nas escolas de educação básica no âmbito do estado de Mato Grosso, as unidades escolares se organizam para aplicar a ação temática, na última semana do mês de fevereiro, conforme estabelecido pela legislação vigente.

Segundo a proposta, estabelecimentos de educação deverão realizar atividades extracurriculares para a conscientização e difusão do assunto entre os alunos, tais como palestras, atividades multidisciplinares e oficinas. O objetivo principal da semana é prevenir casos de depressão e suicídio nos ambientes escolares e levar a compreensão sobre os sintomas, comportamentos e cuidados a serem tomados.

A expectativa do deputado é que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) possa dar todo o suporte necessário para que as escolas estaduais de Mato Grosso possam receber as informações específicas que tratam sobre a aplicação da lei e os cuidados com a saúde mental das crianças e jovens.

“Neste período pós-pandemia da Covid-19, recebemos relatos de que muitas famílias que estão precisando de apoio do Poder Público e acredito que com o cumprimento desta lei, podemos evitar maiores danos à saúde psicológica da nossa juventude. Estaremos em conjunto, com a rede estadual de ensino, promovendo ações para fortalecer a importância do tema nos dias atuais, que tem se agravado aos casos de distúrbios mentais em crianças e jovens”, disse Thiago.

Ainda de acordo com a lei, os estabelecimentos de educação básica, públicos e privados, instituirão em seu calendário escolar a data, com a finalidade de difundir informações e produzir esclarecimentos sobre o tema. Para a estudante de psicologia, Carolina Ferreira, os alunos e profissionais das escolas terão mais informações que ajudarão a prevenir casos de depressão. “Achei essa nova lei uma ótima ideia, para cuidarmos de casos de depressão nos jovens, pois infelizmente tem ocorrido atentados contra a própria vida, nos lares de nosso Estado”, comentou.

A saúde mental é um dos principais temas trabalhados no mandato de Thiago Silva. O parlamentar é o autor da Lei n.º 11.377/2021 que cria a Rede de Atenção às Pessoas com Esquizofrenia e outras Doenças Mentais e do Projeto de Lei n.º 1.075/2021 que dispõe sobre o diagnóstico precoce da esquizofrenia em Mato Grosso.

Ele também foi responsável pelos recursos, por meio do antigo Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (Feef), que garantiu a destinação de mais de R$ 5 milhões em recursos ao Hospital Psiquiátrico Paulo de Tarso de Rondonópolis, para atender pacientes com doenças mentais na região sul e sudeste do Estado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação