The news is by your side.

Consulta sobre ‘dinheiro esquecido’ em bancos começa nesta terça-feira (28)

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

O Sistema de Valores a Receber (SVR), ferramenta do Banco Central que mostra o dinheiro esquecido pelos clientes em instituições financeiras, será reaberto em 7 de março, mas já a partir desta terça-feira (28), os cidadãos podem fazer consultas, informou o Bacen. A busca pelos valores estava parada desde abril de 2022.

Segundo o Bacen, a segunda fase de acesso ao sistema pode liberar até R$ 6 bilhões na economia para 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs. A nova fase também trará novidades, como a criação de uma sala de espera virtual e consulta de valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiros e testamentários.

Em relação ao tipo de recurso, a autarquia informa que, nesta fase, poderão ser recuperados valores referentes a contas de pagamento pré ou pós-pagas encerradas com saldo disponível, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível, assim como outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.

Além disso, também poderão ser requisitados, como na primeira etapa do SVR, recursos referentes a contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito; recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados, tarifas cobradas indevidamente e parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas.

Com a inclusão de todos os tipos de valores previstos na regra do SVR, o Bacen espera ampliar a possibilidade e o montante a ser recebido pela sociedade. O órgão alerta para golpes e reforça que o único site onde será possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas, é: https://valoresareceber.bcb.gov.br.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação