The news is by your side.

Kalil anuncia mais 212 agentes de saúde em entrega de kits e materiais de proteção

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

Várzea Grande planeja a adoção de medidas para que a Cobertura da Atenção Primária supere 90% de toda a população da cidade, hoje estimada em mais de 315 mil habitantes. Para colocar em prática a prevenção e o tratamento, o profissional mais apropriado é o Agente Comunitário de Saúde (ACS), que integra a equipe de atenção básica à saúde, atua no desenvolvimento de ações para promoção da saúde e prevenção de doenças, com o seu atendimento em casas, bairros e comunidades.

“Os profissionais de saúde de Várzea Grande, principalmente os Agentes Comunitários de Saúde estão dando o melhor de si, mesmo diante de tantos desafios, como ocorreu na pandemia da COVID 19, e agora retomando suas atividades de saúde preventiva, indo de casa em casa, cuidando dos cidadãos várzea-grandenses. Temos procurado avançar nas ações para esta categoria, como foi a luta pela regulamentação de sua carreira, e hoje como prefeito, assinei o ato de regulamentação da lei. E ainda vamos pagar no salário de abril, o que se encontra reservado no Tesouro Municipal, os valores dos benefícios salariais, já que a aprovação da lei foi com data retroativa, pois eles já estavam trabalhando e desempenhando suas funções”, disse Kalil Baracat.

A fala do prefeito aconteceu durante o encerramento do curso de capacitação de profissionais da Saúde Pública de Várzea Grande para diagnóstico de casos de hanseníase e para a entrega de uniformes e kits de materias de proteção para os mais de 164 Agentes de Saúde.

“Um dos papéis da gestão é investir em condições de trabalho aos servidores públicos. Hoje estamos entregando os kits, mas sempre continuaremos em busca de mais melhorias, pois eles (Agentes Comunitários de Saúde – ACS), desempenham algo essencial que é o cuidado a prevenção com a saúde das pessoas. Quanto mais prevenirmos, menos recursos e material humano será necessário para se combater doenças”, disse o prefeito.

Kalil lembrou que quando assumiu a Prefeitura, a cobertura pela Atenção Primária estava em 26%. Após, foram homologadas, 68 novas equipes, subindo para quase 70%, a cobertura. Agora já foi autorizado o processo seletivo, para empregar mais 212 novos Agentes de Saúde, o que vai elevar a cobertura para 92%, ou seja, em todas as áreas e bairros da cidade se terá Agentes Comunitários de Saúde. “Agradecemos a todos pelos serviços prestados ao município e pela confiança depositada em nossa gestão”, frisou o prefeito.

A cerimônia de entrega foi realizada no Centro Universitário Várzea Grande (UNIVAG), no encerramento do curso de capacitação aos agentes sobre hanseníase, e contou com a participação também do presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, Pedro Paulo Tolares, com a presença massiva de parlamentares municipais, do secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros e do superintendente de Atenção Primária à Saúde, Geovane Renfro, além de profissionais da Saúde. Os Kits são compostos de bolsa, chapéu, camisetas, manga longa, calças, calçado ocupacional e crachás.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação