The news is by your side.

Zelensky critica Lula e diz que ‘Guerra é na Ucrânia, não no Brasil’

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

EFE

 

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou a posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a guerra em seu país e rechaçou soluções de paz que impliquem na cessão de território ucraniano.

“Quando falamos de uma fórmula unilateral ou multilateral, devemos ser justos. E o presidente Lula deve entender claramente que a guerra é na Ucrânia e não na Rússia. Nem no Brasil, nem na África, nem nos Estados Unidos”, afirmou Zelensky, em entrevista à emissora estatal portuguesa RTP.

O presidente ucraniano opinou ainda que “para dizer algo é preciso compreender quem é a vítima e quem é o agressor” e que a solução para a paz “não é uma fórmula unilateral”, mas sim do “país que sofre”.

As propostas de paz que implicam na cessão de território à Rússia não são “coerentes”, acrescentou o presidente ucraniano.

“Não é compatível com o respeito pela nossa integridade territorial e soberania (…). As pessoas devem respeitar os territórios dos Estados independentes”, completou.

A posição de Lula, apesar de sua condenação à invasão russa, já havia sido criticada pela Ucrânia, por considerar que coloca a responsabilidade em ambas as partes, além de sugerir que uma saída do conflito poderia ser a cessão de território à Rússia.

Na entrevista à RTP, que será transmitida na íntegra na noite desta terça-feira (29), Zelensky elogiou o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, por ter proferido um discurso em ucraniano na semana passada, durante sua visita a Kiev.

“Isso significa respeito pela Ucrânia da parte dele e nós apreciamos muito isso”, comentou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação