The news is by your side.

Alguns pássaros ensinam seus bebês a cantar ainda dentro dos ovos

0

 

Uma pesquisa realizada na Austrália colocou gravadores nos ninhos de fadas soberbas (Malurus cyaneus) e descobriu que as fêmeas estavam cantando para seus ovos não chocados. Quando os filhotes finalmente eclodiram, os especialistas notaram que todas as aves que cresceram no mesmo ninho usavam uma melodia semelhante para implorar comida à mãe e ao pai.

A melodia de trilhos e assobios que eles usavam lembrava curiosamente uma parte da canção de sua mãe – a mesma que ela cantava para sua prole quando eles ainda eram embriões.

Para descobrir se esses filhotes estavam aprendendo o canto de sua mãe por trás da casca, os pesquisadores embaralharam os ovos entre os ninhos. Os filhotes que mais tarde eclodiram repetiram o canto de seu novo ninho, não de seu verdadeiro, indicando um comportamento aprendido em ovo.

Agora, um novo estudo publicado no The American Naturalist descobriu que esse comportamento se estende a sete outras espécies relacionadas, incluindo a esplêndida fada, a fada de costas vermelhas, a fada de asas brancas, a fada de asas vermelhas, a fada variegada, a fada de coroa roxa e a erva-de-bico-grosso.

Em todas essas aves, os pesquisadores registraram fêmeas cantando para seus ovos não eclodidos, geralmente começando por volta do 10º dia de incubação. Nenhum outro pássaro próximo era visível à vista.

As descobertas sugerem que o comportamento é onipresente entre os wrens, uma família conhecida como Maluridae.

Praticamente todas as aves são conhecidas por fazer ruídos instintivos para se comunicar, mas o canto dos pássaros é uma característica aprendida que muitos cientistas presumiram ter evoluído quase exclusivamente entre os pássaros machos por razões de cortejo.

A nova descoberta entre fêmeas de fadas de uma variedade de espécies reforça a ideia de que o canto feminino não é um erro evolutivo, mas pode servir a um propósito muito real e muito importante na vida das aves.

Embora a exposição dos ovos aos chamados das aves tenha sido associada à impressão e ao desenvolvimento sensorial, a maneira como o canto das aves é aprendido na fase embrionária ficou em grande parte inexplorada. Além disso, as pesquisas que existem costumam usar aves que estão em isolamento social.

Em todas as oito espécies consideradas na família do wren australiano, os pesquisadores descobriram que a prole repetia uma parte do chamado de sua mãe, conhecido como o elemento B.

Após a eclosão, os filhotes cantaram essa música para implorar por comida a seus pais. A precisão de sua tentativa foi melhorada se sua mãe tivesse cantado a música em um ritmo mais lento para eles quando eram apenas embriões, o que indica que os embriões realmente estavam prestando atenção às músicas.

De todas as partes da canção de uma fada, as fêmeas cantaram o elemento B em seus ovos em sua maioria, 96% das vezes.

Outros elementos, como A, também podem ter sido cantados para fornecer um contraste para os embriões, possivelmente permitindo que eles desmontem várias músicas quando finalmente eclodem.

Como esperado, quando os pesquisadores tocaram músicas femininas de volta a embriões de chouriço de fadas soberbos, a prole não eclodida mostrou uma resposta de frequência cardíaca mais forte ao elemento B do que qualquer outra parte.

Vocalizações no ninho podem ajudar as fadas a evitar serem enganadas por cucos, que colocam seus ovos em ninhos de outras aves para evitar as exigências de criar seus próprios filhotes.

Os ovos de cuco só incubam por alguns dias, o que não é tempo suficiente para aprender o canto das wrens. Quando os ovos eclodem, é improvável que a mãe alimente o intruso, pois eles não têm a “senha” certa, dizem os pesquisadores.

Outra possibilidade tem a ver com a seleção sexual.

Longe de serem protagonistas passivas no namoro, que envolve machos cantando músicas para fêmeas, pode ser que, ao cantar para seus próprios filhotes, as fêmeas estejam ensinando seus filhos a favorecer certos traços culturais, que serão levados para a próxima geração.

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação