The news is by your side.

Lasers revelam antigos assentamentos escondidos na floresta amazônica

0

 

Arqueólogos estudam o sítio do Vale de Upano, localizado ao longo de um trecho da Cordilheira dos Andes, há várias décadas. No entanto, foi só quando começaram a ver a paisagem equatoriana usando lidar (detecção e alcance de luz) no ar – no qual milhares de pulsos de laser infravermelho são refletidos repetidamente da paisagem para revelar estruturas escondidas sob a vegetação – que eles perceberam o quão elaborada a civilização realmente era.

Um estudo publicado nesta quinta-feira (11), na revista Science, revelou uma complexa rede de estruturas pré-hispânicas e estradas escondidas sob o dossel da Amazônia. Com 2.500 anos, é o mais antigo (e maior) exemplo de civilização agrícola já registrado na floresta tropical da América do Sul.

Escavações arqueológicas mostraram que o local, que cobre aproximadamente 600 quilômetros quadrados, foi ocupado de cerca de 500 a.C. a algum momento entre 300 e 600 d.C.

Os pesquisadores empregaram lidar para avaliar metade do extenso local, que foi construído por membros das culturas pré-hispânicas Kilamope e Upano, duas sociedades agrárias sedentárias que já ocuparam o vale. Após um “hiato”, alguns dos assentamentos foram ocupados pela cultura Huapula.

Imagens do Lidar mostraram que o local continha mais de 6.000 plataformas retangulares de terra, estruturas de praças e montes que estavam interligados por meio de uma extensa rede de estradas retas e caminhos para pedestres.

As ruas não apenas cruzavam todo o local, mas também levavam para fora do local. Essas estradas funcionavam todas juntas e eram usadas para conectar a comunidade.

Os pesquisadores também descobriram agrupamentos de quase 15 locais de assentamento “distintos” que variavam em seu tamanho e número de estruturas. Alguns desses assentamentos também tinham “enormes montes” que se estendiam até 150 metros de comprimento e tinham 8 metros de altura.

Com base em seu tamanho e complexidade, o local “se assemelha a sistemas urbanos maias semelhantes na América Central”, dizem os autores do estudo.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação