The news is by your side.

‘Afrodescendente assim gosta do batuque de um tambor’, diz Lula para jovem negra

0

 

O presidente Lula (PT) segurou as mãos de uma jovem negra e sugeriu que “uma afrodescendente assim” –se referindo a ela– “gosta de um batuque, de um tambor”. A declaração foi feita durante cerimônia na fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), nesta sexta-feira (2).

“Essa menina bonita que está aqui. Eu estava perguntando: ‘O que é que faz essa moça sentada? O que é que faz essa moça sentada que eu não ouvi ninguém falar o nome dela?’. Eu falei: ‘Ela é cantora. Ela vai cantar’. Aí perguntei: ‘Não, não vai ter música. Então ela vai batucar alguma coisa? Porque uma afrodescendente assim gosta de um batuque, de um tambor’. Também não é. Eu falei: ‘Nossa, então ela é namorada de alguém’. Também não é. O que é que é essa moça? Essa moça foi premiada o ano que vem como a mais importante aprendiz desta empresa e ganhou um prêmio na Alemanha”, disse o petista.

“Eu, se eu pudesse, eu perguntava: quer namorar comigo? Não, ela não quer. Ela não quer porque tem coisa melhor no mercado e eu também não quero, porque eu tenho a Janja. E a Janja vai ficar brava com você”, continuou.

A jovem que foi associada ao batuque de um tambor por ser negra chama-se Luiza Eduarda Leôncio, de 20 anos, e é operadora especialista da Volkswagen. Após a fala de Lula, o termo “racismo” aparece entre os assuntos mais comentados na rede social X, antigo Twitter, na manhã deste sábado (3).

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação