The news is by your side.

Arqueólogos encontram naufrágios usando pistas da Ilíada de Homero

0

 

No final de outubro de 2023, uma pesquisa arqueológica subaquática na área marítima de Kasos, na costa da Grécia, foi concluída. Desde 2019, a equipe de investigação da Fundação Nacional de Investigação Helênica, em colaboração com o Ministério da Cultura da Grécia, realizou quatro missões de investigação em áreas de especial interesse, utilizando evidências arqueológicas e históricas, fontes, testemunhos e referências na ilha de Kasos, desde a Ilíada de Homero até aos tempos modernos.

Durante a pesquisa, um total de dez naufrágios foram descobertos, bem como importantes achados individuais, que datam da pré-história (3000 a.C.), do período clássico (460 a.C.), dos tempos helenístico (100 a.C. a 100 d.C.) e romano (200 a.C. – 300 d.C.), do período bizantino (800 – 900 d.C.), até achados dos períodos medieval e otomano.

Os achados foram registrados e documentados com métodos científicos modernos, enquanto recuperações de amostras de objetos arqueológicos foram realizadas, cujo estudo oferece novas informações e dados arqueológicos, aspectos da história de Kasos e do rico patrimônio cultural do Mediterrâneo. Restos afundados de navios antigos com mercadorias da Espanha, Itália, África e da costa da Ásia Menor foram trazidos à luz por uma equipe interdisciplinar de pesquisadores e professores gregos e estrangeiros, arqueólogos mergulhadores, historiadores, arquitetos, topógrafos, conservadores, geólogos, biólogos, artesãos, estudantes de pós-graduação, doutorandos, pesquisadores de pós-doutorado e outros especialistas.

Diver photo

Foto do mergulhador

Com modernos equipamentos tecnológicos, foram tiradas mais de 20.000 fotografias subaquáticas, que foram utilizadas para o estudo e síntese de representações digitais de naufrágios e achados, fornecendo uma riqueza de dados primários para a comunidade científica internacional.

O estudo minucioso do material em profundidades de 20m até 47m, trouxe à luz achados únicos, incluindo: uma ânfora espanhola do tipo Dressel 20 com um selo em seu cabo datado entre 150-170 dC., vasos de bebida, garrafas de terra sigillata, que pertencem à era romana com origem africana, uma âncora de pedra do período arcaico, bem como outras importantes evidências arqueológicas. Ao mesmo tempo, o mapeamento e a batimetria do recife de Kasos-Karpathos e da área de Karpatholimnionas foram realizados pela primeira vez, usando uma máquina de sonar de varredura lateral. Finalmente, os restos de um naufrágio do período moderno, provavelmente da época da Segunda Guerra Mundial, foram encontrados. É um barco de madeira com elementos metálicos, cujo tamanho é estimado entre 25m e 30m.

A pesquisa subaquática em Kasos foi objeto de uma produção cinematográfica original da AORI FILMS intitulada “Mergulho na História do Egeu”, disponível nas versões grega e inglesa em https://kasosproject.com/.  O filme já foi selecionado para participação na seção competitiva dos principais festivais internacionais de cinema arqueológico, incluindo o The Archaeology Channel International Film Festival na América e o Firenze Archeofilm Festival na Europa.

A avaliação da pesquisa global, enriquecida com estudos originais de historiadores, arqueólogos, conservadores e outros cientistas, será tema de um volume coletivo em língua estrangeira programado para ser publicado no final de 2024 pela Fundação Nacional de Pesquisa Helênica. Em junho de 2024, está prevista a extensão da pesquisa à área marinha de Karpathos, que forma um todo geográfico único com Kasos.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação