The news is by your side.

Pesquisadores criam luva à prova d’água de reconhecimento de gestos

0

 

Os rápidos avanços em comunicações imersivas e inteligência artificial criaram uma demanda urgente por luvas de detecção tátil de alto desempenho capazes de oferecer alta sensibilidade e uma ampla gama de sensoriamento. Infelizmente, as luvas de detecção tátil existentes são insuficientes em termos de conforto do usuário e são inadequadas para aplicações subaquáticas. Até agora.

Pesquisadores publicaram um estudo na revista científica ACS Nano, em que projetaram uma “luva de reconhecimento de gestos de mão” à prova d’água. Alimentada por Inteligência Artificial (IA), ela é equipada com sensores que produzem pulsos elétricos em resposta a 16 gestos de mão comumente usados por mergulhadores debaixo d’água, incluindo o gesto do dedo indicador para “OK”.

Esses pulsos são então transmitidos a um computador capaz de traduzi-los em palavras, o que poderia permitir uma comunicação mais eficiente entre mergulhadores e pessoas que estão na superfície.

As luvas eletrônicas não são um conceito novo e já estão em desenvolvimento — por exemplo, para ajudar pessoas que sofreram um AVC a recuperar suas habilidades motoras finas. Mas, até agora, projetar uma luva eletrônica que seja à prova d’água e confortável de usar continuava sendo um desafio.

Os sensores eletrônicos integrados ao novo design são inspirados na forma e no layout dos pés semelhantes a tubos da estrela-do-mar. Os sinais elétricos são criados por uma série de pilares microscópicos flexíveis, que os pesquisadores incorporaram em folhas finas de um material plástico impermeável chamado polidimetilsiloxano. Em seguida, eles revestiram as folhas cravejadas de micropilares em uma camada condutora de prata e juntaram duas peças com os micropilares voltados para dentro para criar um sensor.

Cada sensor tem aproximadamente o tamanho de uma porta USB-C e detecta diferentes pressões. Para criar uma luva eletrônica que responda aos movimentos das mãos, os pesquisadores embalaram individualmente 10 sensores em bandagem autoadesiva e os costuraram nas juntas e articulações dos primeiros dedos de seu protótipo.

Com a ajuda de um participante usando a luva eletrônica, a equipe treinou um algoritmo de aprendizado de máquina para reconhecer os sinais elétricos correspondentes a 16 gestos com as mãos comumente usados durante o mergulho. Eles usaram o algoritmo para criar um programa de computador, que traduziu esses gestos em palavras com 99,8% de precisão, de acordo com o estudo.

Mergulhadores militares e comerciais também usam comunicações de voz, mas essas mensagens são fáceis de interceptar e, portanto, podem representar um risco de segurança. Luvas eletrônicas à prova d’água podem fornecer canais de comunicação discretos durante operações sensíveis e, embora os militares tenham a tecnologia para transmitir mensagens digitadas debaixo d’água, um sistema de luvas pode ser mais rápido do que digitar.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação