The news is by your side.

Conib critica Itamaraty por culpar Israel pelo ataque do Irã

0

 

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) divulgou neste domingo (14), uma nota em que lamenta a posição do governo brasileiro em relação ao ataque do Irã contra Israel, neste sábado (13). Segundo as Forças de Defesa de Israel, o Irã lançou 170 drones, mais de 30 mísseis de cruzeiro e mais de 120 mísseis balísticos.

“A posição do governo brasileiro é mais uma vez frustrante. O mundo democrático e vários países do Oriente Médio se uniram a Israel em condenar e combater o ataque do Irã. Já a atual política externa do Brasil optou por se colocar ao lado da teocracia iraniana, desviando novamente de nossa linha diplomática histórica de condenar agressões desse tipo. Lamentável”, afirmou Claudio Lottenberg, presidente da Conib.

A nota oficial do Ministério das Relações Exteriores do governo Lula (PT) sobre o ataque do Irã, além de não condenar o ataque, ainda colocou o regime iraniano como a vítima.

“O governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, deixando em alerta países vizinhos como Jordânia e Síria. Desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã”, diz a nota do Itamaraty.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação