The news is by your side.

Como a acusação de ‘islamofobia’ silencia críticos do islamismo político

0

 

Já se passaram pouco mais de seis meses desde os ataques de 7 de outubro em solo israelense, e o debate em torno do islamismo voltou ao discurso político ocidental – junto com a acusação de “islamofobia” repetida e insensível.

Por exemplo, após os ataques contra judeus, escolas em todo o Canadá foram instadas a abordar e remediar não o antissemitismo, mas a “islamofobia”. Da mesma forma, no início do Ramadã deste ano, Amira Elghawaby, Representante Especial do Canadá para o Combate à Islamofobia, declarou: “Os muçulmanos no Canadá são particularmente impactados pela guerra em Gaza, que causou angústia e tristeza contínuas em nossas diversas comunidades”.

A acusação genérica de “islamofobia”, em vez de ser usada para repudiar a intolerância contra os muçulmanos, aparentemente se tornou um instrumento contundente para silenciar o discurso sobre os perigos que o Islã político representa para a liberdade de expressão e os valores defendidos pelas sociedades livres. Criticamente, em alguns casos, esse perigo pode até resultar na trágica perda de vidas.

Na manhã de 2 de novembro de 2004, o cineasta holandês Theo van Gogh estava pedalando para seu estúdio de produção em Amsterdã quando Muhammed Bouyeri se aproximou de van Gogh e atirou nele várias vezes. Van Gogh caiu da moto e desabou na estrada. Suas últimas palavras foram um apelo desesperado ao assassino: “Não podemos falar sobre isso?” Bouyeri então atirou mais quatro vezes em Van Gogh, levou uma de suas facas de açougueiro na garganta da vítima e cravou a outra faca em seu peito, com uma carta de cinco páginas. A carta foi endereçada a Ayaan Hirsi Ali, uma imigrante somali que servia então como membro do Parlamento holandês.

Dois meses antes, van Gogh e Hirsi Ali estavam colaborando em um curta-metragem intitulado “Submissão, Parte 1”. O curta de 11 minutos apresenta uma mulher sem nome em diálogo com Alá. Ela representa mulheres que foram abusadas em nome da fé islâmica, incluindo a própria Hirsi Ali.

Dois anos antes, um proeminente político holandês, Pim Fortuyn, foi morto a tiros em um estacionamento depois de dar uma entrevista em uma rádio; foi o primeiro assassinato político em solo holandês em 400 anos. Vale ressaltar que Fortuyn era abertamente gay, um defensor dos direitos dos homossexuais e altamente vocal em suas críticas ao islamismo. Ele disse ver no islamismo político um sistema de opressão contra aqueles que compartilham sua orientação sexual. Infelizmente, o assassino alegou que “não havia outra forma de impedir esse perigo senão matá-lo, (…) [uma vez que] via em Fortuyn um perigo crescente para, em particular, os setores vulneráveis da sociedade”.

Em uma sociedade livre em funcionamento, pode-se discordar de pessoas como van Gogh, Hirsi Ali ou Fortuyn sem pegar em armas e apontar para suas vidas. Mas não para um islamista político, ou um simpatizante do islamismo (como o assassino de Fortuyn), onde a força é claramente considerada uma opção.

Daí a ingenuidade da acusação de “islamofobia”. Para todos os efeitos, representa uma recusa em considerar os perigos do islamismo político em nome do “antirracismo”. É hora de todos perguntarmos: “Não podemos falar sobre isso?”

Enquanto nos recusarmos a aprender com as trágicas mortes de van Gogh e Fortuyn, além dos incansáveis avisos de Hirsi Ali, o discurso público estará em perigo ainda maior do que já está.

 

Chuong Nguyen é pesquisador associado da Fundação Aristóteles para Políticas Públicas e expatriado canadense e estudante de pós-graduação em Estudos Americanos na Universidade Eötvös Loránd (ELTE) em Budapeste, Hungria.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação