The news is by your side.

Justiça determina a Thiago Silva exclusão de vídeo com fake news

Candidato tem 24 horas para apagar fake news contra Paisagista sob pena de multa diária de R$ 5 mil

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

A Justiça Eleitoral de Rondonópolis, por meio da 046ª Zona Eleitoral, determinou a exclusão imediata de um vídeo que veicula informações falsas sobre o candidato prefeito Cláudio Ferreira (PL), em uma decisão que reforça a luta contra a desinformação nas campanhas eleitorais. O vídeo, que associa Ferreira ao Partido dos Trabalhadores de forma mentirosa, foi publicado pelo candidato a prefeito pelo MDB, Thiago Silva, em suas redes sociais.

A juíza eleitoral Aline Luciane Ribeiro Viana Quinto Bissoni decidiu pela retirada do material em caráter liminar, após uma representação da coligação de Cláudio Ferreira, “Mudança de Verdade que Rondonópolis Precisa”.

A decisão, proferida nesta segunda-feira (23), exige que o conteúdo seja removido das redes sociais em um prazo de 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento por parte de Thiago Silva, que é afilhado político do cacique Carlos Bezerra (MDB).

A magistrada enfatizou que a desinformação prejudica a equidade nas eleições e pode influenciar a opinião do eleitor de maneira negativa.

“A propagação de fake news é uma afronta ao processo democrático e deve ser combatida com rigor”, afirmou Bissoni em sua decisão.

A juíza cita ainda, que “a disseminação de fake news tendentes a vulnerar a honra de candidato adversário – que, longe de se inserirem na livre manifestação de pensamento, constituem evidente transgressão à normalidade do processo eleitoral”.

O caso, de acordo com Cláudio Ferreira, destaca um problema crescente nas campanhas eleitorais, principalmente de Thiago Silva, onde a manipulação de informações se tornou uma prática recorrente.

A exemplo de Thiago Silva, que já apoiou declaradamente o PT, nos últimos dias uma assessora do deputado do MDB e uma ex-assessora foram acionadas pela Justiça por divulgar fake news sobre Cláudio Ferreira. Marta Helena de Andrade, assessoria de Thiago na Assembleia Legislativa, e Samantha dos Anjos Farias, ex-assessora, divulgaram em grupos de WhatsApp vídeos manipulados associando Ferreira ao PT.

“Infelizmente estão nos atacando em uma demonstração clara de desespero e falta de compromisso com Rondonópolis. Tenho convicção que a verdade sempre vence a mentira”, declarou Cláudio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação