PREJUÍZOS ACUMULADOS
Tempestade derruba mais de 40 árvores em Juara; veja vídeo
Thalyta Amaral
Uma forte tempestade na tarde desta terça-feira (16) deixou os moradores de Juara (709 km a médio-norte de Cuiabá) apreensivos. A força do vento derrubou mais de 40 árvores na área urbana, deixando um rastro de destruição e transtornos no trânsito.
Além das árvores arrancadas, o temporal provocou danos em estabelecimentos comerciais e residências, com telhas arrancadas e estruturas metálicas destruídas. Um dos prédios mais afetados foi o da Escola Técnica de Juara, que perdeu parte de sua cobertura, obrigando a suspensão temporária das aulas.
“Como é de costume no mês de setembro, as primeiras chuvas sempre vêm acompanhadas de ventos fortes que acabam danificando algumas estruturas e derrubando árvores. Os ipês da Avenida Rio Arinos, por serem antigos e altos, acabam sendo os mais atingidos”, explicou o secretário municipal de Cidade, Salvador Pizzolio.
De acordo com a Prefeitura, equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Obras foram mobilizadas para liberar vias obstruídas e avaliar os riscos em árvores que permaneceram comprometidas após o vendaval. A orientação é para que os moradores evitem estacionar veículos próximos a árvores antigas até que a situação seja controlada.
Lucas do Rio Verde
Outro município que registrou fortes chuvas na tarde de terça-feira foi Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá). Vários pontos da cidade ficaram alagados e, em poucas horas, o município registrou 10 mm de chuva, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo a Defesa Civil estadual, temporais como os registrados fazem parte da transição do período seco para o chuvoso em Mato Grosso. Nessa época, a combinação de altas temperaturas com a chegada das primeiras frentes úmidas favorece a formação de tempestades acompanhadas de rajadas de vento.