Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

POUCA PREVENÇÃO

Lucas do Rio Verde registra aumento de casos de HIV; Saúde entra em alerta

Da Redação

0

Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá) está em estado de alerta após registrar um aumento de 8% nos casos de HIV no município. Apenas neste ano já foram 34 novos diagnósticos positivos, o que preocupa as autoridades de saúde locais.

A Prefeitura tem intensificado campanhas de conscientização e prevenção para evitar o contágio, que ocorre principalmente por meio de relações sexuais sem proteção, compartilhamento de agulhas e seringas, transfusão de sangue e transmissão vertical — de mãe infectada para o filho durante a gravidez, o parto ou a amamentação.

“O diagnóstico precoce e o tratamento evitam as complicações da doença e a pessoa infectada, sabendo do vírus, tem o dever de usar o preservativo e evitar todas as formas de transmissão”, afirma a médica Gabriela Porazzi, responsável pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Lucas do Rio Verde.

Atualmente, 463 pacientes são acompanhados pelo SAE do município, que disponibiliza testes rápidos para detecção do HIV em todas as unidades de saúde, além de acompanhamento médico e psicológico para pessoas vivendo com o vírus.

A médica alerta que todas as pessoas com vida sexual ativa, inclusive as casadas, devem realizar o teste rápido pelo menos uma vez por ano. “São apenas algumas gotas de sangue, que são colocadas em contato com o reagente. O resultado sai em poucos minutos. No caso do HIV, se der positivo, o teste é refeito e o paciente é encaminhado para exame de sangue”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação