SEPULCRO CAIADO
MP denuncia 11 pessoas por desvio de R$ 21,7 milhões do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
Da Redação
O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), denunciou 11 pessoas pelos crimes de organização criminosa, peculato e estelionato. O grupo é acusado de participar de um esquema que desviou mais de R$ 21,7 milhões da conta única do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Foram denunciados: o empresário João Augusto Ricci Vopato (apontado como líder do esquema), os advogados Wagner Vasconcelo e Melissa Vasconcelos, Luisa Rios Vopato, os advogados Themis Lessa, Régis Poderoso de Souza, Rodrigo Marinho e João da Costa Neto, e ainda Denise Alonso e o servidor do Tribunal de Justiça, Mauro Ferreira Filho, além do empresário Augusto Ricci Volpato.
Mauro Ferreira Filho, que exercia função no Judiciário, está afastado do cargo por decisão judicial.
A denúncia é resultado das investigações da Operação Sepulcro Caiado, deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso, com apoio do TJMT, em 30 de julho. A ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes milionárias em depósitos judiciais.
De acordo com o inquérito, o grupo ajuizava ações de cobrança e, sem o conhecimento das partes rés, simulava a quitação das dívidas com comprovantes falsificados de depósitos judiciais. Em seguida, o servidor envolvido transferia os valores da conta única do TJMT para contas vinculadas aos processos falsos, permitindo o resgate dos alvarás e o desvio dos recursos públicos.


