Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

RISCO PARA FAMÍLIAS

Temporal de 220 mm em 12 horas leva Matupá a decretar emergência; veja vídeo

Thalyta Amaral

0

Após o registro de 220 mm de chuva em apenas 12 horas na última sexta-feira (6), a Prefeitura de Matupá (695 km ao norte de Cuiabá) decretou, na segunda-feira (10), estado de emergência. O volume é considerado elevado e supera a média histórica esperada para vários dias no período chuvoso, provocando alagamentos em ruas, rodovias e deixando ao menos 20 famílias em situação de risco.

O decreto tem validade de 30 dias, podendo ser prorrogado por até seis meses, caso haja necessidade. Com o documento, a Prefeitura busca recursos estaduais e federais para minimizar os prejuízos causados pela tempestade e acelerar os trabalhos de recuperação da infraestrutura urbana.

Segundo o prefeito Bruno Mena, as chuvas intensas causaram alagamentos em diversos pontos do município, incluindo o transbordamento do lago do Complexo Turístico e de alguns córregos urbanos. A força da água comprometeu vias públicas, danificou trechos de estradas e dificultou o tráfego em bairros mais baixos.

A situação é mais grave em 20 casas que foram atingidas pelas águas, “causando danos materiais significativos e colocando famílias em situação de risco”. Parte dos moradores precisou deixar suas residências temporariamente, enquanto equipes da Defesa Civil realizam levantamentos dos prejuízos e prestam assistência.

Com o decreto, além do pedido de ajuda aos governos do Estado e Federal, a Prefeitura fica autorizada a realizar contratações emergenciais, ou seja, sem licitação, para atender às demandas mais urgentes, como a contratação de mão de obra, aquisição de materiais e execução de obras emergenciais.

De acordo com as regras nacionais de proteção e defesa civil, o reconhecimento da situação de emergência pelo Governo Federal permite ao município solicitar apoio financeiro por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Os recursos podem ser utilizados para ações de resposta imediata, como assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de áreas afetadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação