Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

CAMPO FORTE

Mato Grosso debate ampliação das compras públicas e fortalecimento da agricultura familiar

Muvuca Popular

0

Representantes de associações, cooperativas, prefeituras e entidades públicas participaram de uma plenária estadual em Mato Grosso para discutir os desafios e oportunidades na ampliação do acesso da agricultura familiar aos programas de compras governamentais. O encontro reuniu cerca de 130 participantes e teve como foco o fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Durante o evento, promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foram debatidos temas como assistência técnica, regularização sanitária das organizações da agricultura familiar e o papel dos conselhos de segurança alimentar no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao setor.

A superintendente regional da Conab em Mato Grosso, Francielle Tonietti, apresentou os resultados do PAA no estado e explicou o funcionamento do programa, que permite ao governo federal comprar diretamente alimentos produzidos por agricultores familiares para abastecer instituições de assistência social, saúde, educação e equipamentos de segurança alimentar.

Segundo ela, o programa garante mercado para pequenos produtores ao mesmo tempo em que fortalece a distribuição de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Essas plenárias permitem demonstrar, na prática, que o PAA é uma ferramenta que liga diretamente a produção da agricultura familiar às políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e gera previsibilidade de venda para quem produz”, destacou Francielle.

O encontro também serviu para avaliar as ações realizadas junto às comunidades rurais na elaboração de propostas apresentadas ao edital do PAA 2025 e para discutir formas de ampliar a participação de agricultores familiares, indígenas e comunidades quilombolas nos mercados institucionais.

A iniciativa integra um projeto desenvolvido pela Conab em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e busca fortalecer a comercialização da produção agrícola familiar em Mato Grosso e em outras regiões do país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação