sábado, 31 outubro, 2026

Expediente

Muvuca Popular

ESTIAGEM SEVERA

Com seca extrema, falta de água e queimadas, município de MT decreta emergência

Thalyta Amaral

Foto: Prefeitura de Juscimeira

Com os problemas enfrentados por causa da seca extrema, que tem agravado a falta de água e piorado a questão das queimadas, o prefeito de Juscimeira (157 km ao sul de Cuiabá), Alexandre Russi (PL), decretou, na última semana, estado de emergência no município.

O decreto tem validade de seis meses e permite a convocação de voluntários, o uso de propriedades particulares, a desapropriação de propriedades e ainda compras com dispensa de licitação para as obras e serviços emergenciais.

De acordo com o documento, “as longas temporadas de estiagem estão provocando a seca de açudes e poços, gerando queimadas descontroladas e excesso de poeira, causando sérios transtornos no território do Município de Juscimeira e colocando a população em risco”.

Com os focos de queimada aumentando por causa da estiagem, houve um crescimento na demanda por caminhões-pipa para ajudar a apagar o fogo. No entanto, com o abastecimento na cidade comprometido, a atual estrutura não tem sido suficiente para atender a todos os chamados.

Leia também