The news is by your side.

Parlamentares da CPMI denunciam Flávio Dino à PGR por prevaricação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

Deputados e senadores de oposição que integram a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro entregaram à vice-procuradora da República Lindôra Araújo uma denúncia contra o ministro Flávio Dino (PSB-MA) por prevaricação e possível omissão, após o chefe do Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Lula enviar parcialmente as imagens do prédio durante os atos de vandalismo em Brasília.

Os parlamentares dizem ainda que o prazo para o envio das imagens foi descumprido “de forma deliberada”. O limite original para o envio do circuito interno e externo do ministério era 18 de julho. No entanto, os arquivos chegaram à CPMI na última quarta-feira (9).

A comissão chegou a dar um prazo de 48 horas para que o ministro da Justiça fornecesse as gravações. Depois desse tempo, Dino informou ao colegiado que pediria uma permissão para enviar o material solicitado pelo colegiado ao ministro Alexandre de Moraes.

“Não é possível que a comissão continue sendo desrespeitada. Busca e apreensão é medida necessária e adequada. A aparente relutância do ministro em compartilhar as informações, compromete nossa função investigativa e abala a confiança da população nas instituições. Por isso, solicitamos a abertura de procedimento legal, especificamente quanto ao cometimento de crime de prevaricação por parte do ministro da Justiça”, disse o senador Jorge Seif (PL-SC). Além de Seif, outros 14 membros da CPMI assinam a representação.

A oposição também quer realizar uma perícia nas imagens do Palácio da Justiça. O objetivo é verificar se houve algum tipo de mudança ou cortes no material. O pedido pelo compartilhamento das gravações é de interesse da oposição, que quer saber se houve algum tipo de omissão por parte de Dino e sua equipe em impedir as invasões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação