The news is by your side.

CULPADO SIM

Abilio culpa Lula por tarifa dos EUA e prevê prejuízo nas relações internacionais do Brasil

Kamila Araújo

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), responsabilizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela decisão do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados ao país norte-americano. A declaração foi feita nesta quinta-feira (11).

Segundo o gestor municipal, a política econômica e institucional adotada pelo governo Federal tem contribuído para um ambiente de desconfiança no exterior. “É um conjunto de ações. As políticas que o Brasil está tomando, as decisões políticas que Lula está tomando, o excesso de taxação, a insegurança jurídica e várias outras ações vão gerando essas consequências”, afirmou.

A medida anunciada por Trump foi acompanhada de uma carta enviada ao governo brasileiro, em que o ex-presidente norte-americano acusa o Supremo Tribunal Federal (STF) de perseguir Jair Bolsonaro (PL) e de emitir ordens “secretas e ilegais” contra empresas e plataformas de mídia dos EUA.

Abilio usou o episódio para reforçar sua crítica ao governo Lula e ao Judiciário. “Na minha interpretação, o Lula é culpado sim. Principalmente pelas políticas públicas que ele tem adotado e tem trazido um prejuízo muito grande”, disse.

Abilio também acredita que o Brasil pode sofrer um isolamento diplomático caso mantenha o atual rumo. Para ele, países alinhados ideologicamente aos EUA devem recuar em suas relações com o governo brasileiro.

“Acredito que o próximo passo agora deve ser um prejuízo das relações do Brasil com países como Argentina, Itália, Israel… Eles vão começar a se afastar das políticas de negociação com o Brasil, porque o Brasil está sendo interpretado lá fora como uma ditadura, um país que tem um regime de exceção”, declarou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação