TRANSFORMAÇÃO PÚBLICA
Outubro Movimente celebra 5 anos impulsionando a cultura de inovação em MT
Da Redação
Realizado de 20 a 24 de outubro de 2025, o evento Outubro Movimente reúne servidores, especialistas e instituições parceiras para discutir os próximos passos da transformação digital no Estado de Mato Grosso. A abertura oficial aconteceu nesta segunda-feira (20.10), no Salão Nobre Clóvis Vettorato, com a palestra “Inteligência Artificial, Governo e Tendências do Futuro para a Administração Pública”, ministrada por Bruno Rebello.
Ainda nesta segunda (20), no período da tarde, o Dr. Vinícius Paiva Galhardo, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), conduziu a palestra on-line “Apresentação da IA para Líderes no Setor Público – Transforme a Gestão com Inteligência Artificial”, voltada ao uso prático de tecnologias emergentes na administração pública.
A partir desta terça-feira (21) até 23 de outubro, o evento segue com oficinas presenciais e on-line que unem criatividade, tecnologia e desenvolvimento humano. Entre alguns dos destaques estão: “Levando o Processo de Inovação a Sério” (Benedito Antonio da Costa – TRE-MT); “IA para inovar – usos práticos” (Daniel Mariano – MPMT); “Facilitando CapCut na Prática” (Edervan Lopes e Guilherme Cortes – Seplag-MT); “Primeiros Passos no Canva” e “Canva em Ação – Avançado” (David Pascoal); “Finanças Descomplicadas: Construa Equilíbrio Financeiro e Bem-Estar Pessoal” (Flávia Avila e Priscilla Braga); “Neurodiversidade, Eficiência e Inovação: Força Estratégica para Transformar o Serviço Público” (Flavia Calmon – Seplag-MT) e uma palestra on-line sobre Outubro Rosa (Dr. André Crepaldi).
O encerramento será no dia 24 de outubro, às 8h40, na Procuradoria-Geral de Justiça, com a palestra “A Revolução da Conexão Humana”, apresentada por Sandro Brandão (Seplag). A programação nesse último dia de evento inclui ainda a premiação do IdeIAthon, maratona de inovação com inteligência artificial promovida pela Seplag, bem como sorteios e momentos de confraternização.
Aprendizado e Inovação
Criado em 2021, o Outubro Movimente transformou o mês dedicado ao servidor público em uma jornada de aprendizado e inovação. A iniciativa nasceu com o propósito de desmistificar a ideia de que inovar no setor público é caro ou restrito à tecnologia, mostrando que todos podem contribuir para aprimorar a gestão e o atendimento à sociedade.
O projeto ganhou reconhecimento nacional ao vencer o Prêmio Espírito Público 2022, na categoria Gestão de Pessoas, e o Digital Transformation Awards 2025, tornando-se referência por incentivar o intraempreendedorismo e o protagonismo dos servidores. Desde sua criação, já reuniu mais de 2 mil participantes e 30 palestrantes em debates e oficinas que impactaram diretamente a cultura organizacional do Estado.
O sucesso do evento inspirou a criação de uma política estadual de incentivo ao intraempreendedorismo e à inovação, fortalecendo o compromisso do Governo de Mato Grosso com a eficiência, a transparência e o foco no cidadão.
Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, a iniciativa está consolidada como um movimento contínuo de transformação cultural e estimula práticas colaborativas e criativas dentro da administração pública. “O Outubro Movimente mostra que inovação é feita por pessoas. Quando o servidor público é valorizado, capacitado e estimulado a propor soluções, o resultado é um Estado mais eficiente e mais próximo da sociedade. Celebrar cinco anos dessa iniciativa é reconhecer o potencial transformador do serviço público de Mato Grosso”, destacou o titular da pasta.
De acordo com o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital, Sandro Brandão, o Outubro Movimente nasceu com a missão de despertar o potencial inovador dos servidores públicos de Mato Grosso. “Hoje, mais do que um evento, o Outubro Movimente se consolidou como um movimento vivo de colaboração e propósito, que conecta pessoas e ideias em torno de um governo mais humano, eficiente e transformador. Ver esse movimento inspirando outros poderes e esferas da administração pública é a prova de que estamos no caminho certo da colaboração, gerando valor real nos serviços entregues à população”, finalizou Sandro Brandão.